Geral
|
17 de julho de 2019
|
21:01

‘Proposta para países com economia de ponta num país combalido’, diz reitor da UFSM sobre Future-se

Por
Sul 21
[email protected]
‘Proposta para países com economia de ponta num país combalido’, diz reitor da UFSM sobre Future-se
‘Proposta para países com economia de ponta num país combalido’, diz reitor da UFSM sobre Future-se
Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM. (Foto: Rafael Happke)

Da Redação

“Nós estamos falando de uma proposta para países com economia de ponta num país com economia negativa, combalida e num forte processo de desindustrialização. Então, a captação de recursos, num cenário como esse, é de países desenvolvidos, como na Europa, Estados Unidos, China, enfim, outros países que têm já uma tradição industrial e que investem, essas indústrias, na pesquisa e desenvolvimento junto às universidades”.  A avaliação inicial sobre algumas propostas do programa Future-se, apresentado nesta quarta-feira (17) pelo Ministério da Educação, é do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, que esteve em Brasília para o evento.

Leia mais:
Reitores pedem tempo para avaliar ‘Future-se’, mas defendem manutenção da autonomia universitária
Captação de recursos privados não é algo que funciona do ‘dia para a noite’, alerta vice-reitor da Furg

Burmann destaca ainda que, nem a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nem as universidades participaram, em qualquer momento, da discussão dessa proposta. “Ela foi totalmente desconhecida até a tarde de ontem”, diz ele.

O reitor também lembrou que, “em hipótese alguma”, o programa pode substituir o compromisso da União com o orçamento para as universidades. “É preciso que o recurso que está bloqueado, urgentemente, seja liberado, permita que as universidades deem continuidade a suas atividades”.

Ainda segundo Burmann, a questão não está na captação de recursos, uma das metas do novo programa. Para ele, o que precisa é  desburocratizar o processo de captação de recursos próprios para as universidades. “Elas o fazem, no entanto, esse recurso próprio retorna para a conta única da União e raramente ele é reorçamentado, por conta até da limitação estabelecida na lei do teto [lei do Teto dos Gastos].

O reitor falou ainda sobre o que mais o assusta na proposta: o fato de, a curto ou médio prazo, haver Organizações Sociais (OSs) fazendo a gestão das universidades. “Isso é um processo que não encontra respaldo, não encontra boas referências em nenhuma universidade”. Para Burmann, é importante, neste momento, estar aberto à discussão, ao debate, já que é o primeiro contato que os reitores estão tendo com essa proposta, mas também é preciso apresentar soluções que efetivamente venham ao encontro da necessidade atual de financiamento das universidades públicas do país, que, de acordo com ele, são “ensino, pesquisa e extensão gratuitos, de qualidade, num país que depende muito de ciência e tecnologia e de formação de profissionais qualificados e capacitados, comprometidos com o futuro e com a soberania nacional”.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora