Cidades|z_Areazero
|
19 de janeiro de 2019
|
22:00

Ataque a indígenas na Ponta do Arado: Em reunião, Polícia Civil se compromete a dar andamento a inquérito

Por
Sul 21
[email protected]
Ataque a indígenas na Ponta do Arado: Em reunião, Polícia Civil se compromete a dar andamento a inquérito
Ataque a indígenas na Ponta do Arado: Em reunião, Polícia Civil se compromete a dar andamento a inquérito
Compromisso foi feito em reunião solicitada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL/RS) na tarde desta sexta-feira (18). Foto: Gabriel Galli

Da Redação 

Em reunião realizada nesta sexta-feira (18), convocada pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul se comprometeu a agilizar o andamento do inquérito que investiga os ataques à comunidade indígena Guarani-Mbya da Ponta do Arado, no bairro Belém Novo, em Porto Alegre. Na madrugada da sexta-feira da semana anterior, no dia 11, a comunidade foi atacada por dois homens não identificados que dispararam tiros e ameaçaram os indígenas.

Nadine Anflor, chefe da Polícia Civil recém-empossada, firmou o compromisso com a vereadora, o deputado estadual Pedro Ruas (PSOL) e as lideranças da comunidade. “São muito preocupantes as denúncias trazidas pelos indígenas, de cárcere privado (pela colocação de uma cerca que os impede de deixar o local por terra) e de tentativa de homicídio contra as famílias (quando tiros foram dados em direção às casas). Diante disso deixamos clara a necessidade de garantir a segurança para a comunidade. A delegada Nadine foi muito solícita às nossas demandas”, disse Fernanda, através de sua assessoria.

Leia mais:
Conselho busca alternativas para garantir direitos de povos indígenas no RS
Cimi denuncia violações de direitos de indígenas da Retomada Ponta do Arado
Para guaranis, retomada em área verde da zona sul de Porto Alegre é ‘terra prometida’

Na ocasião, a delegada colocou à disposição a 7ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre para estabelecer um contato mais próximo com a comunidade. Assim, haveria menos ruídos na transmissão de informações sobre o andamento das investigações. Nadine recomendou que o grupo solicitasse uma audiência com o comando da Brigada Militar para falar sobre a proteção efetiva dos indígenas na área, informando que contatou o Comandante da BM, Coronel Mário Yukio Ikeda para sinalizar a necessidade de diálogo com o grupo.

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora