Cidades|z_Areazero
|
27 de maio de 2018
|
22:21

Porto Alegre: 2ª terá ônibus em horários reduzidos e aulas suspensas nas escolas estaduais e universidades

Por
Luís Gomes
[email protected]
Porto Alegre: 2ª terá ônibus em horários reduzidos e aulas suspensas nas escolas estaduais e universidades
Porto Alegre: 2ª terá ônibus em horários reduzidos e aulas suspensas nas escolas estaduais e universidades
Problemas de abastecimento continuam afetando a Capital no início da semana | Foto: Joana Berwanger/Sul21

Da Redação

A greve dos caminhoneiros contra o preço dos combustíveis continuará a afetar a rotina dos porto-alegrenses e dos gaúchos neste segunda-feira (28), oitavo dia de paralisação. As aulas nas escolas estaduais foram suspensa, assim como em diversas universidades, como UFRGS, UFSCPA, PUCRS e Unisinos. As aulas na rede municipal de Porto Alegre estão mantidas, mas a Prefeitura informou que o transporte público da Capital só funcionará normalmente no horário de pico.

Leia mais: 
Dieese aponta 16 reajustes de combustíveis em 30 dias e pede retomada da produção nas refinarias
Governo avalia congelar diesel por 60 dias em nova tentativa de encerrar greve dos caminhoneiros

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) informou que orientou as Coordenadorias Regionais de Educaçãp (Cres) a suspenderem as aulas em toda a rede pública estadual em razão ara paralisação. A pasta diz que as aulas serão recuperadas no futuro e que, nesta segunda, irá avaliar se manterá ou não a suspensão nos próximos dias.

O governo do Estado informou mais cedo, por meio de seu Gabinete de Crise, que a Brigada Militar estava realizando a escolta de caminhões-tanque dos depósitos das distribuidoras, com o foco em abastecer os veículos ligados às áreas da Saúde, da Segurança Pública e do Transporte Público.

O Poder Judiciário informa que a Justiça Estadual terá expediente normal nesta segunda em todas as unidades de 1º e 2º grau. Também funcionarão normalmente as unidades do Ministério Público e da Defensoria Pública.

Porto Alegre

Também reunido neste domingo, o Gabinete de Crise do governo municipal definiu que a segunda terá transporte público operando normalmente apenas nos horários de pico (dos primeiros horários às 8h30 e das 17h às 19h30). Nos demais horários, os coletivos circularão de hora em hora). As lotações foram autorizadas a transportarem passageiros em pé. Já os táxis voltam ao normal, não havendo o compartilhamento de corridas que o ocorreu no domingo. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), todas as empresas de transporte público receberam combustíveis, garantindo o transporte de passageiros pelo menos até a próxima quarta (30).

A Prefeitura também informa que irá manter funcionando a rede municipal de ensino, o atendimento nos postos de saúde e hospitais, o recolhimento de lixo e outros serviços, como o atendimento da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) em apoio a pessoas em situação de risco, externo e nos abrigos. Também foi desmentido que o armazanamento de resíduos da cidade esteja transbordando, tendo capacidade para suportar pelo menos 12 dias sem a necessidade de envio para a estação de coleta de Minas do Leão. A Cootravipa, que presta serviços terceirizados como capina e limpeza praças, recebeu combustível para os veículos e equipamentos e irão atuar normalmente.

Universidades

Diversas universidades optaram por manter as aulas suspensas. Em nota, a UFRGS informou que manterá funcionando apenas atividades administrativas. Já a UFSCPA cancelou todas as aulas e as atividades administrativas. As demais atividades estão mantidas. A UERGS também informa que suspendeu as atividades acadêmicas em todas as 24 unidades pelo Estado para esta segunda.

Entre as particulares, a PUCRS e a Unisinos informaram que suas atividades acadêmicas estão suspensas nesta segunda. Já Ulbra, UniRitter e Fadergs informam que as aulas estão mantidas, mas que os alunos que tiverem problemas de acesso não serão prejudicados. A UPF, de Passo Fundo, também suspendeu as aulas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora