Noticias|Últimas Notícias>Política
|
18 de dezembro de 2012
|
17:42

Protocolado projeto de Pedro Ruas para impedir implosão do Olímpico

Por
Sul 21
[email protected]
Protocolado projeto de Pedro Ruas para impedir implosão do Olímpico
Protocolado projeto de Pedro Ruas para impedir implosão do Olímpico
“Não admito que se destrua um patrimônio cultural do Estado”, diz Pedro Ruas | Foto: Mariana Fontoura/CMPA

Da Redação

Às 10h45min, desta terça-feira (18), o vereador Pedro Ruas (Psol) entregou o projeto que prevê o tombamento do estádio Olímpico como patrimônio histórico da cidade. Caso aprovado e sancionado pelo prefeito José Fortunati, a OAS Construtora, responsável pela área, não poderá destruir a arquitetura do estádio ou mesmo do gramado.

Leia mais:
– Arena: Koff reúne-se com parlamentares enquanto Ruas pede tombamento do Olímpico
– Vereador quer tombamento do Olímpico. Você concorda?

A construtora prevê para área a construção de torres residenciais. Se a proposta for aprovada, os campos suplementares poderão ser utilizados para as obras.

Em entrevista ao Sul21 o vereador justificou a sua ação. “Há algum tempo eu estava pensando nisso. Recebi muitos pedidos durante o ‘abraço ao olímpico’ (evento que reuniu gremistas para dar adeus ao estádio). Havia um clamor popular pelo estádio. Esse mesmo clamor ocorreu também durante a votação para presidência do clube”, relembra ele.

O vereador então começou a estudar formas para que o estádio não fosse implodido e chegou a duas saídas: o tombamento ou a desapropriação. Optou pelo tombamento pois este não gera custo público, ao contrário da desapropriação. “No tombamento não é gasto o dinheiro público. O prédio continua por conta de seu proprietário. Ele pode alugar, vender, fazer show da Madonna, o que for, desde que não mude a arquitetura original”, esclarece.

Pedro Ruas afirma ainda que sempre foi favorável à Arena do Grêmio. “Não tenho nada contra a Arena. Mas uma coisa não implica na outra. Não admito que se destrua um patrimônio cultural do Estado e que é referência internacional de Porto Alegre. O Olímpico não precisa ser do Grêmio. Só precisa existir”, disse Ruas afirmando ainda que entregará a proposta para o presidente do Grêmio, Fábio Koff, para poder discuti-la diretamente com ele.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora