Coligação de Sartori pede suspensão da próxima pesquisa Ibope

Por
Sul 21
[email protected]
Coligação de Sartori pede suspensão da próxima pesquisa Ibope
Coligação de Sartori pede suspensão da próxima pesquisa Ibope
Decisão foi anunciada por Alceu Moreira na sede estadual do partido nesta sexta-feira | Foto: Karine Viana

Da Redação

A coligação Rio Grande no Rumo Certo, do candidato ao governo do Estado José Ivo Sartori (MDB), anunciou nesta sexta-feira (26) que decidiu entrar com representação contra o instituto de pesquisa Ibope, pedindo a suspensão do próximo levantamento, previsto para ser divulgado no sábado (27), e esclarecimentos sobre a base de dados das pesquisas neste segundo turno.

De acordo com a coligação, três pontos da metodologia do Ibope divergiriam da normativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): os critérios de Probabilidade Proporcional do Tamanho (PPT) e de aleatoriedade e o de recorte populacional. A coligação questiona ainda a falta de fornecimento da íntegra dos dados solicitados.

A decisão foi anunciada pelo presidente do MDB-RS, deputado Alceu Moreira e, segundo a coligação, se ampara no Artigo 17 da Resolução 23.549/2017 do TSE que diz que “os partidos políticos e as coligações são partes legítimas para impugnar o registro ou a divulgação de pesquisas eleitorais quando não atendidas as exigências contidas nesta resolução”.

Para Moreira, se verifica profunda incoerência e descumprimento do preceito legal. “Baseado nestes dados e fatos, pedimos esclarecimentos através da Justiça. Se as fontes onde se buscam os dados a serem analisados, são fontes que podem produzir dados distorcidos, o resultado será distorcido, com grande impacto na opinião pública”, explicou o deputado.

Na última pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (24), Eduardo Leite (PSDB) aparece com 60% e Sartori com 40%, considerando apenas os votos válidos. Nos votos totais, que consideram brancos e nulos, Leite aparece com 53% das intenções de voto e, Sartori, com 36%. Brancos e nulos somam 8% e 3% não souberam responder.

Os três pontos mencionados pelo MDB

1) Aleatoriedade dos municípios: Foram feitas duas pesquisas. Na primeira, em 63 municípios, 34 deles eram municípios onde Leite ganhou com larga margem no primeiro turno, e 29 onde Sartori ganhou com pequena margem no primeiro turno. Na segunda pesquisa, foram aplicados questionários em 70 municípios, dos quais em 45 Leite ganhou com larga margem no primeiro turno e, em apenas em 25, Sartori venceu no primeiro turno, com pequena margem.

Segundo a coligação, “a aleatoriedade da escolha dos municípios deixa dúvidas quando 35 deles são repetidos nas duas pesquisas e, nestes 35 repetidos, é mantida a desproporcionalidade, pois em 24 dos municípios pesquisados Leite tem grande margem de diferença na votação do primeiro turno e Sartori tem pequena margem nos outros 11 municípios”.

2) Critério para o corte populacional: O MDB aponta que o Ibope usa a tabela do IBGE para o corte populacional segundo a idade dos entrevistados, o que diverge do critério usado pela Justiça Eleitoral. Por exemplo, o IBGE traz a faixa de 45 a 55 anos enquanto o TSE usa faixa etária de 45 a 59 anos. Da mesma forma, o IBGE usa os dados de pessoas acima de 55 anos enquanto a Justiça Eleitoral usa pessoas com mais de 60 anos.

3) Fornecimento de dados pelo Ibope: A coligação Rio Grande no Rumo Certo afirma que solicitou os dados da primeira pesquisa do segundo turno e que o pedido, apesar de deferido pela Justiça Eleitoral, não fui cumprido pelo Ibope, que disponibilizou o material incompleto, constando apenas os documentos que são públicos e disponibilizados no site do TSE.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora