Últimas Notícias>Política>Eleições 2018
|
24 de outubro de 2018
|
12:38

Nova pesquisa Ibope indica Eduardo Leite com 60% e Sartori com 40%

Por
Sul 21
[email protected]
Nova pesquisa Ibope indica Eduardo Leite com 60% e Sartori com 40%
Nova pesquisa Ibope indica Eduardo Leite com 60% e Sartori com 40%
Eduardo Leite (PSDB) e José Ivo Sartori (MDB). Fotos: Guilherme Santos e Joana Berwanger/Sul21

Da Redação

Divulgada na noite de terça-feira (23), a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), encomendada pelo Grupo RBS,  sobre o segundo turno da eleição para o governo do Rio Grande do Sul. O levantamento foi realizado ao longo de três dias, entre o sábado (20) e a manhã de terça. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Considerando apenas os votos válidos, que desconsideram brancos e nulos, Eduardo Leite (PSDB) aparece com 60% e José Ivo Sartori (MDB) com 40%. Na pesquisa anterior, divulgada no dia 17 de outubro, Leite tinha 59% e, Sartori, 41%.

Nos votos totais, que consideram brancos e nulos, Leite aparece com 53% das intenções de voto e, Sartori, com 36%. Brancos e nulos somam 8% e 3% não souberam responder.

Rejeição

Para entender o potencial de rejeição entre os candidatos ao Piratini, o Ibope perguntou aos eleitores: “Para cada um dos candidatos a Governador do Rio Grande do Sul que eu citar, gostaria que o(a) sr(a) dissesse qual destas frases melhor descreve a sua opinião sobre ele?”.

Sobre Eduardo Leite, 38% afirmaram que com certeza votariam nele para governador. No caso de Sartori, 27% indicaram a mesma resposta. 14% dos eleitores não votariam em Leite de jeito nenhum. Para Sartori, o número sobe para 37%. No entanto, o nível de desconhecimento do candidato tucano é maior (21%) do que o do atual governador (11%).

O Ibope entrevistou 1.204 eleitores em 70 municípios. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora