Geral
|
7 de abril de 2020
|
18:24

SPBC cobra transparência da Capes sobre distribuição de bolsas de pós-graduação

Por
Luís Gomes
[email protected]
SPBC cobra transparência da Capes sobre distribuição de bolsas de pós-graduação
SPBC cobra transparência da Capes sobre distribuição de bolsas de pós-graduação
Foto: Divulgação

Da Redação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) enviou nesta segunda-feira (6) uma carta ao presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) solicitando a divulgação da planilha completa com a distribuição das bolsas de Mestrado e Doutorado da agência, especificando Instituição e Programa de Pós-graduação.

Leia mais:
Reitor critica corte de bolsas: ‘No momento que o Brasil mais precisa de ciência, corta investimento’
Capes admite ‘falha’ e diz que vai restituir 6 mil bolsas de pós-graduação

“Na busca do diálogo e do entendimento pelo avanço da ciência e da educação, missão da SBPC, solicitamos a Vossa Senhoria a planilha completa com a distribuição das bolsas de Mestrado e Doutorado da Capes, especificando Instituição e Programa de Pós-graduação, antes da efetiva abertura do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios. Entendemos que apenas a transparência total dos dados poderá restabelecer a necessária confiança que embasa o relacionamento entre a Capes e a comunidade científica. Estamos à inteira disposição para uma reunião virtual entre nosso Grupo de Trabalho da SBPC e das sociedades científicas, que é dedicado à pós-graduação, e representantes da Capes para que sejam feitos os esclarecimentos necessários e debatida a questão com maior profundidade”, diz a carta.

A Capes adiou a reabertura do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios, prevista originalmente para a semana passada, depois de admitir que havia eliminado equivocadamente 6 mil bolsas que deveriam começar as ser pagas em março. O sistema foi reaberto na segunda-feira (6), mas sem a informação solicitada pela SBPC.

A instituição promoveu uma reorganização nas bolsas de Mestrado e Doutorado por meio da Portaria 34/2020, publicada em março. Publicamente, a Capes afirmou que o número de bolsas a serem distribuídas em todo o País permaneceria o mesmo, mas voltou atrás após o relato de que centenas de bolsas que já haviam sido distribuídas para esse ano haviam desaparecido do sistema.

“A indignação é tão grande que vários Projetos Legislativos com o objetivo de sustar a Portaria 34 foram protocolados na Câmara dos Deputados; da mesma forma o Ministério Público dos Direitos do Cidadão fez recomendação à Capes”, diz a carta da SBPC.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora