Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
20 de dezembro de 2019
|
14:19

Juíza anula demissões no IMESF feitas pela Prefeitura de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Juíza anula demissões no IMESF feitas pela Prefeitura de Porto Alegre
Juíza anula demissões no IMESF feitas pela Prefeitura de Porto Alegre
Protesto de profissionais do Instituto Municipal da Estratégia da Saúde da Família contra demissões. Foto: Giulia Cassol/Sul21

Da Redação

A juíza Carolina Quadrado Ilha, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, deferiu pedido feito por um grupo de sindicatos e anulou as demissões de trabalhadores do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF) pela Prefeitura de Porto Alegre. Em sua decisão, a juíza determina “a reintegração (imediata) dos empregados despedidos imotivadamente, devendo os reclamados manter ativos os contratos de trabalho firmados entre o Instituto reclamado e os empregados representados pelos sindicatos autores”.  Carolina Quadrado Ilha fixou ainda a “incidência de multa de R$ 500,00 por trabalhador atingido pelo descumprimento da medida ora determinada, montante que passará a ser devido a partir de 30 dias após o recebimento do mandado de intimação da presente decisão”.

Essa decisão vigorará até o dia 10 de janeiro de 2020, data em que findará o prazo para manifestação da Prefeitura de Porto Alegre e dos Ministérios Públicos do Trabalho, Federal e Estadual. A ação foi impetrada pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do RS, Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul e Sindicato dos Odontologistas do RS.

A magistrada considerou que a questão da legalidade do IMESF ainda não transitou em julgado no STF e não há, portanto, como falar em efetiva extinção do Instituto. Sendo assim, assinalou o motivo apresentado pela Prefeitura para as demissões não se sustenta. Além disso, avaliou que as demissões trazem sério prejuízo ao atendimento básico de saúde da população. Segue abaixo a íntegra da decisão:

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora