Geral
|
12 de setembro de 2018
|
22:10

Mais 200 venezuelanos chegam ao Estado e são levados a Canoas

Por
Sul 21
[email protected]
Venezuelanos já foram instalados em apart-hotéis na cidade | Foto: ASAV

Da Redação*

Mais 201 venezuelanos, dentre os quais 65 crianças, chegaram ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (12), em nova etapa do processo de interiorização dos refugiados. Essa é a segunda leva de venezuelanos que chega ao Estado, após os 125 que foram encaminhados a Esteio na semana passada. Enquanto naquela situação eram apenas homens, levados a alojamentos na cidade, desta vez havia uma maioria de mulheres e núcleos familiares.

Neste grupo estão 65 crianças (13 dias a 12 anos), 13 adolescentes (de 13 a 18 anos), 56 homens (entre 19 e 56 anos) e 67 mulheres (de 19 a 57 anos). A chegada dos novos moradores de Canoas foi tranquila, segundo a Associação Antônio Vieira (ASAV), órgão que representa a Agência da ONU para Refugiados (Acnur) no Rio Grande do Sul. Eles foram levados para apart-hoteis, em que cada família tem seu apartamento, e já haviam recebido comida e estavam desfazendo as malas no final da tarde, de acordo com a entidade. Os três prédios onde foram instalados, cujo aluguel será pago pela Acnur, estão destinados exclusivamente para recebê-los.

Eles vieram no Boeing 767 da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu da capital de Roraima e chegou ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das 13h40. Antes de embarcarem, todos os solicitantes de refúgio e de residência foram vacinados, submetidos a exame de saúde e regularizados no Brasil – inclusive com CPF e carteira de trabalho. Criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, a interiorização tem como objetivo ajudar venezuelanos em situação de extrema vulnerabilidade a encontrar melhores condições de vida em outros Estados brasileiros.

O prefeito de Canoas, Carlos Busato, estava presente na recepção aos venezuelanos. Segundo ele, a população da cidade vem se mostrando solidária aos refugiados. “A notícia da chegada deles criou um clima, uma sinergia muito grande na população. A comunidade de Canoas também atendeu ao apelo e nós recebemos várias doações, ofertas de emprego, ou seja, pessoas querendo agregar a essa iniciativa”, afirmou.

Portaria publicada na segunda-feira da semana passada (3) autorizou o repasse de recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a Esteio e Canoas para estruturação da rede de assistência social para a acolhida dos venezuelanos. O valor repassado foi de R$ 1,2 milhão para Canoas e R$ 534,4 mil para Esteio, com validade de 6 meses.

Sobre o grupo que chegou na semana passada, a ASAV afirma que eles já estão bem instalados nos alojamentos e alguns, inclusive, já foram encaminhados para empregos. Outros 192 venezuelanos chegam ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (13), dentre os quais metade serão encaminhados para Canoas e metade para Esteio. No total, o Estado deve receber mais de 700 refugiados.

*Com informações da Acnur


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora