Últimas Notícias > Geral > Areazero
|
20 de setembro de 2018
|
13:36

Exposição que reproduzia senzala é reaberta, reconfigurada, no Acampamento Farroupilha

Por
Sul 21
[email protected]
A palavra “senzala”foi apagada da fachada da exposição original organizada pelo piquete Aporreados do 38. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Da Redação

A exposição organizada pelo piquete Aporreados 38, no Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, foi reaberta na noite de quarta-feira (19), após a polêmica provocada pela mostra original que representava uma senzala, com manequins amarrados a troncos representando pessoas escravizadas. Na nova exposição, a palavra “senzala” foi apagada da fachada e os manequins negros e instrumentos de tortura foram retirados. No seu lugar, foram colocados cartazes fornecidos por organizações do Movimento Negro e obras de Guaraci Feijó retratando orixás negros.

Leia mais: No Acampamento Farroupilha, piquete é alvo de críticas por reproduzir senzala

A decisão de realizar uma nova exposição foi resultado de uma reunião realizada na tarde de terça-feira entre representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho, do piquete Aporreados 38 e do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro. Após a exposição da “senzala” despertar grande reação nas redes sociais, o MTG  divulgou nota oficial condenando a mostra, pedindo desculpas ao povo negro pelo “infeliz episódio” e afirmando que discordava veemente da abordagem.

O coordenador e monitor do piquete, Cleonilton Almeida argumentou que a instalação tinha como objetivo evidenciar essa parte da história, a qual julga ter a importância pouco reconhecida ao se falar na Guerra dos Farrapos.

Galeria de fotos:

Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21
Foto: Guilherme Santos/Sul21

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora