Geral
|
17 de setembro de 2018
|
17:10

No Acampamento Farroupilha, piquete é alvo de críticas por reproduzir senzala

Por
Sul 21
[email protected]
Piquete Aporreados do 38 mantém a instalação na entrada de seu espaço principal.  Foto: Joana Berwanger/Sul21Pique

Giovana Fleck

Desde o dia 07 de setembro, o piquete de número 38, conhecido como ‘Aporreados do 38’, exibe uma instalação que procura reproduzir o período escravista brasileiro. Com a palavra ‘senzala’ destacada em um galpão pintado de preto, a estrutura apresenta duas cenas onde manequins foram colocados presos a pedaços de madeira para ilustrar situações de tortura. “É depressivo, escuro e úmido. Tentamos recriar a ideia do medo”, explica o coordenador e monitor do piquete, Cleonilton Almeida.

Leia mais:
No Acampamento Farroupilha, patroa negra lidera piquete que conta a história de seus ancestrais
Massacre de Porongos ainda é polêmico porque questiona ‘heróis farroupilhas’, diz historiadora

Nas redes sociais, a obra tem gerado controvérsia. Ativistas do movimento negro, artistas e civis usaram seus perfis pessoais em sites como o Facebook para se posicionar contra o projeto. “O gauchismo só conhece uma narrativa sobre a negritude: aquela que mantém o status quo de superioridade da branquitude”, escreveu a ativista feminista e do movimento negro Winnie Bueno. Para a cantora Valéria Houston, a escravidão “nunca foi nem nunca será algo para ser exposto assim”. O poeta Ronald Augusto classifica a instalação com um “simulacro de senzala”. “Qual a razão disso?”, questiona.

Almeida reconhece a repercussão negativa, mas defende que o objetivo é evidenciar essa parte da história, a qual julga ter a importância pouco reconhecida ao se falar na Guerra dos Farrapos. “Todos os anos, escolhemos um tema histórico para ser exposto no piquete. No ano passado, recriamos a casa de Bento Gonçalves. Neste ano, quisemos falar sobre os Lanceiros Negros, sobre a Batalha de Porongos… Infelizmente, os livros de história não se aprofundam o suficiente nesses temas. Nosso projeto traz a capacidade de sair do mundo literário para o mundo real”. Segundo ele, o piquete organiza visitas guiadas de hora em hora na instalação. Ele estima que cerca de 40 mil pessoas visitem o espaço anualmente.

Confira mais fotos:

Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21
Segundo Almeida, as botas representam todos os mortos na Guerra dos Farrapos. Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora