Coronavírus
|
4 de julho de 2020
|
12:48

Orla do Guaíba já está interditada

Por
Luís Gomes
[email protected]
Orla do Guaíba já está interditada
Orla do Guaíba já está interditada
Guarda Municipal iniciou o isolamento da Orla na madrugada de sábado | Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Da Redação

Desde a meia-noite deste sábado (4), o parque Moacyr Scliar na Orla do Guaíba está interditado para a circulação de pessoas. Mantida aberto desde o início da pandemia de covid-19, que chegou a Porto Alegre em meados de março, a Orla vinha registrando aglomerações, especialmente aos finais de semana, mas o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) mantinha a posição de que amplos lugares abertos eram importantes para as pessoas realizarem exercícios.

Diante da velocidade de internações de pacientes com covid-19 em UTIs, o prefeito acabou cedendo aos apelos pelo fechamento e anunciou, em transmissão pelas redes sociais no início da noite de sexta (3), restrições de acesso à Orla e aos parques Germânia, Knijnik, Harmonia e Chico Mendes. A medida vale por, ao menos, 15 dias.

“Mantivemos esses espaços abertos até então, mas agora precisamos da conscientização dos porto-alegrenses, para que fiquem em casa e saiam somente para o necessário”, disse o prefeito.

Ao longo do mês de maio até o início de junho, a cidade vinha mantendo uma média de 40 pacientes com covid-19 internados em UTIs. Na manhã deste sábado, 175 pacientes com covid-19 estão internados em UTIs de hospitais de Porto Alegre, bem como outros 50 com suspeitas de contaminação pela doença.

O fechamento da Orla e dos parques será detalhado em decreto previsto para este final de semana, mas já está valendo. A extensão de 1,3 quilômetros da Orla foi isolada com gradil, cavaletes e fitas. Haverá vistoria ostensiva da Guarda Municipal durante as próximas duas semanas. Já os parques cercados foram fechados de forma permanente. “Em relação aos parques abertos, haverá uma ampliação no efetivo de segurança e orientação para que as pessoas fiquem em casa”, informa o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Conforme anunciou o prefeito, o decreto também deverá trazer a proibição por 15 dias de estacionamento em área azul, o fechamento de igrejas, academias e salões de beleza e a suspensão do TRI para usuários que exerçam atividades consideradas não essenciais durante a pandemia, como boa parte do comércio e da prestação de serviços.

Também será proibido o estacionamento em “bolsões”, como embaixo do viaduto da Avenida Borges de Medeiros e junto à Rua José de Alencar. Lojas de eletroeletrônicos devem paralisar suas atividades, enquanto o comércio de material de construção e ferragens terão que restringir o atendimento a um cliente por atendente. Já hipermercados e supermercados foram orientados a controlar a entrada de uma única pessoa por família. O comércio de bebida e alimentação também será suspenso em praças e parques.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora