Coronavírus
|
1 de abril de 2020
|
12:35

Leite estende fechamento do comércio até o dia 15 de abril no RS

Por
Luís Gomes
[email protected]
Leite anunciou a medida em transmissão feita pelas redes sociais | Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Da Redação

Um novo decreto assinado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e publicado no Diário Oficial do Estado determina que o comércio deverá permanecer fechado em todo o Rio Grande do Sul até o dia 15 de abril para contribuir no isolamento social necessário para o combate ao avanço da epidemia do novo coronavírus. Leite anunciou a decisão em transmissão feita pelas redes sociais na noite de terça-feira (31).

Leia mais:
Governo do RS amplia suspensão das aulas até o fim de abril

“É justamente agora que devemos ser mais rigorosos e não afrouxar restrições. Concluímos, com base em dados da evolução do vírus e estudos técnicos, que esta é a hora de estabelecermos a uniformidade nas restrições ao contato no Rio Grande do Sul. Estamos vendo mais pessoas e mais municípios nos quais o contágio se confirma e precisamos manter esses cuidados para termos mais tempo para fortalecer a nossa rede de atenção hospitalar”, disse o governador.

Serviços essenciais, que garantem alimentação, telecomunicações, saneamento básico e cuidados médicos, além da atuação de outros profissionais que são considerados imprescindíveis, estão mantidos, conforme já estabelecido nos decretos já publicados nas últimas semanas.

O governador ainda afirmou que o Estado deve receber nas próximas semanas kits de testagem, testes rápidos, respiradores para UTI e outros equipamentos para auxiliar no tratamento de pessoas contaminadas com Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

“Neste momento em que estamos observando a evolução dos dados, adquirindo equipamentos, melhorando a gestão dos dados sobre as internações, é fundamental que a população siga reduzindo o contato e a circulação ao mínimo possível”, disse Leite.

Mais cedo na terça, o governador já havia anunciado que a extensão da suspensão de aulas, nas redes pública e privada, até o final de abril.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na noite de terça, o número de casos confirmados de coronavírus no RS chegou a 305. Quatro mortes já foram confirmadas em decorrência da doença.

Avanço do coronavírus a partir dos casos confirmados em cada boletim diário da SES | Fonte: Sul21, com dados da Secretaria Estadual da Saúde

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora