Tá na Rede
|
14 de maio de 2018
|
13:36

‘Feliz dia das mães’: página satiriza vagas de emprego que exigem candidatas ‘sem filhos’

Por
Sul 21
[email protected]
‘Feliz dia das mães’: página satiriza vagas de emprego que exigem candidatas ‘sem filhos’
‘Feliz dia das mães’: página satiriza vagas de emprego que exigem candidatas ‘sem filhos’

Da Redação

Neste domingo (13), a página do Facebook Vagas Arrombadas lançou uma homenagem um pouco diferente para o dia das mães. Uma publicação trazia uma montagem com uma série de prints de vagas de emprego que exigiam uma característica em comum para todas as candidatas: nenhuma poderia ter filhos.

A publicação satiriza não só a falta de oportunidade para mães em busca de empregos, como também a lei 9029, que prevê “a proibição de qualquer prática de segregação dos candidatos, seja por motivo de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar, deficiência, reabilitação profissional, idade, entre outros”. Segundo a página, “ainda que a Lei não seja especifica para casos de discriminação pela maternidade, a decisão dos tribunais e o posicionamento do Ministério Público do Trabalho na movimentação de processos trabalhistas estendem a lei para este cenário”.

Na publicação da página, uma vaga para empregada doméstica, em Campinas, chega a exigir que a candidata leve um exame médico recente, comprovando que não está grávida, além de obrigar a nova empregada a assinar um termo de compromisso que não engravidará nos doze meses seguintes, sob pena de multa, caso descumpra o acordo. Em outras vagas, os empregadores até contratam mães, mas especificam que os filhos “não sejam pequenos”. Uma delas estabelece que a idade mínima dos filhos deve ser 12 anos.

‘Vagas Arrombadas’

Desde agosto de 2017, a página se dedica a publicar anúncios de emprego caricatamente exploradoras. Ela é fruto da insatisfação dos paulistanos Tiago Perrart, designer e diretor de arte freelancer, e Daniel Alves, analista de marketing, em relação à precarização do mercado de trabalho. Inicialmente, a proposta da página era publicar vagas relacionadas à comunicação social, mas, depois que começou a se expandir – atualmente conta com 235 mil likes -, começou a incluir outros setores:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora