Cidades
|
5 de fevereiro de 2019
|
12:53

Projeto obriga retirada de símbolos religiosos de repartições públicas em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Projeto obriga retirada de símbolos religiosos de repartições públicas em Porto Alegre
Projeto obriga retirada de símbolos religiosos de repartições públicas em Porto Alegre
Crucifixo cristão está presente no principal espaço da Câmara de Porto Alegre | Foto: Ramiro Furquim/Arquivo Sul21

Da CMPA

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei do Legislativo nº 334/17, do vereador suplente Dr. Marcelo Rocha (PSol), que obriga os poderes Executivo e Legislativo a retirarem de suas repartições símbolos religiosos expostos em espaços destinados ao público. Conforme a justificativa do parlamentar, a medida visa garantir “a laicidade do Estado, definida pelo Poder Constituinte no art. 5º da Carta Magna como um princípio basilar da democracia”.

Na defesa de sua proposta, Rocha alega que, mesmo diante da norma constitucional, as repartições públicas continuam a apresentar símbolos religiosos relacionados ao catolicismo. Ele não questiona que essa seja a religião de grande parte do povo brasileiro, mas esclarece que “não é papel do Estado posicionar-se religiosamente.

De acordo com o projeto, nos espaços sem acesso ao público, caberá aos trabalhadores da repartição a decisão sobre a exposição, ou não, de símbolos religiosos. A medida, se aprovada pelo plenário da Câmara Municipal, deverá entrar em vigor no prazo de 60 dias após sua votação

Em 2014, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) apresentou um projeto que previa a retirada dos símbolos religiosos da Câmara, o que causou polêmica à época. Em 2012, o Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul retirou crucifixos de plenários, salas de audiências e demais espaços públicos da Justiça.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora