Zona Eleitoral
|
9 de julho de 2018
|
23:41

PT diz que vai registrar candidatura de Lula dia 15 de agosto

Por
Luís Gomes
[email protected]

O Sul21 lança hoje (9) a coluna “Zona Eleitoral”, um espaço para acompanhar o dia-a-dia do processo eleitoral deste ano, com informações sobre as campanhas das candidaturas, debates, pesquisas, decisões da justiça Eleitoral e outros temas relacionados à disputa. Notas e informações para a coluna podem ser enviadas para o email [email protected].

Dia 15 de agosto candidatura de Lula será registrada, garante PT

Manifestação em apoio a Lula domingo à noite, no entorno do TRF4, em Porto Alegre. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hofmann (PR), reafirmou nesta segunda-feira (9), que o partido, em conjunto com movimentos sociais e centrais sindicais, prepara uma série de atos e mobilizações em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da sua candidatura. O anúncio foi feito após encontro do Conselho Político do PT, em São Paulo, que discutiu medidas a serem tomadas, após os fatos ocorridos neste domingo (8), envolvendo a Polícia Federal, o juiz Sérgio Moro e desembargadores do TRF4 que impediram a soltura de Lula.

“Consideramos extremamente grave o que aconteceu ontem e reiteramos que vamos registrar o presidente Lula no dia 15 de agosto, porque consideramos que ele tem condições de enfrentar esse golpe e desmontar a pauta contra o povo brasileiro, contra os direitos trabalhistas, contra os mais pobres”, afirmou Gleisi Hoffmann.

Dois dias antes do registro da candidatura, o PT promete lançar um documento com 13 propostas para tirar o Brasil da atual crise econômica. No mesmo dia, as centrais sindicais realizarão uma plenária nos arredores do TRF4, em Porto Alegre. No dia 16, haverá um ciclo de debates com juristas que analisarão a legalidade da candidatura do ex-presidente. “Não aceitaremos que submetam sua candidatura a situações diferentes do que até agora a Justiça Eleitoral e o STF determinaram em relação a todas as demais candidaturas,” disse ainda a presidente nacional do PT. (Com informações da Rede Brasil Atual)

Fortunati será candidato a deputado federal

José Fortunati (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

O ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati (2010-2016) anunciou nesta segunda-feira (9) sua pré-candidatura a deputado federal pelo PSB. Fortunati ingressou no partido em abril com a pretensão de concorrer ao Senado Federal, mas, em junho, PSB e MDB selaram a renovação da aliança eleitoral e as vagas da coligação para a disputa devem ficar com Beto Albuquerque (PSB) e Germano Rigotto (MDB). O ex-prefeito admite que “sentiu bastante o baque” de ter sido preterido, mas diz que a situação agora trata-se de uma “página virada”. Ele tomou a decisão de concorrer após conversa com o presidente estadual da legenda, José Stédile, na última quinta-feira (5).

Fortunati diz que foi incentivado a participar da disputa por aliados que o aconselharam a não ficar de fora das eleições, por que isso seria deixar de lado o seu capital político. “Todo mundo com quem eu falava dizia que eu não poderia ficar fora do processo. E também está no meu sangue, faço política há 20 anos”, disse. Fortunati já foi deputado federal por dois mandatos no início dos anos 1990, quando ainda estava no PT. Contudo, com a mudança nas regras eleitorais, sabe que será difícil a eleição para quem não está atualmente na Câmara.

“As atuais normas foram feitas para beneficiar quem tem mandato, porque eles têm gabinete, verba de gabinete, mais de 30 assessores que estão em campanha, emendas parlamentares impositivas, que eu considero uma excrescência, mas que distribuíram mais de R$ 60 bilhões ao longo de quatro anos. E os partidos, todos eles, estão beneficiando os atuais deputados. É muito difícil quem não tem mandato entrar nessa disputa. Eu entrei porque tem coisas que não são materiais, como o meu capital político”, disse.

TRE determina remoção de propaganda eleitoral irregular de Bolsonaro

Jair Bolsonaro (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) determinou, por unanimidade, a remoção de um outdoor instalado no município de Santa Rosa em favor do pré-candidato à Presidência da República Jair  Bolsonaro. Para o TRE, que decidiu na linha do parecer do Ministério Público Eleitoral, de autoria do procurador regional eleitoral Luiz Carlos Weber, a propaganda eleitoral expressa na peça publicitária é duplamente irregular: “pela forma, vedada pela legislação eleitoral, e pelo fato de ser veiculada de forma antecipada, ou seja, antes do dia 15 de agosto do ano da eleição”.

“O artefato apreende a atenção involuntária e desprevenida do eleitor e, beneficiando-se da indevida antecipação ao pleito, incorpora-se, no curso dos dias, à própria paisagem cotidiana do local, especialmente se tratando de pequeno município do interior do Estado, o que favorece a assimilação por reiteração de leitura e induz à minoração da defesa crítica do eleitor”, defendeu o relator do processo. “Portanto, evidencia-se que a mensagem publicitária, apesar de ausente o pedido direto e escrito de votos, ostenta nítido conteúdo eleitoral e mostra-se capaz de criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais em benefício a determinado candidato (art. 242 do Código Eleitoral), antecipando o período de captação de votos (art. 36, caput, da Lei das Eleições), em detrimento do postulado da igualdade de chances entre os concorrentes”, conclui.

Robaina ouve denúncias de corrupção nas terceirizações na saúde

Roberto Robaina conversou com diretores do Sindisaúde-RS. (Foto: Divulgação)

O vereador de Porto Alegre e pré-candidato a Governador pelo PSOL, Roberto Robaina esteve no Sindisaúde-RS, onde foi recebido pelo presidente Arlindo Nelson Ritter, pelo vice-presidente Júlio Appel, e demais membros da diretoria sindical, para debater as denúncias envolvendo as terceirizações na área da saúde em diversas cidades do Estado. Robaina conheceu mais detalhes sobre as denúncias de casos de corrupção registrados em contratos de empresas terceirizadas junto ao poder público no RS.

Ao invés de fortalecerem os atendimentos na área, os contratos estariam servindo como cabide de empregos para chefes políticos, como em casos já denunciados em Triunfo e Canoas. Também há denúncias envolvendo fundações de saúde.  “Vim dialogar com o sindicato, pois eles vêm denunciando diversos esquemas nas terceirizações há bastante tempo. Foi através da luta deles que foi revertida a terceirização no Grupo Hospitalar Conceição (GHC), extremamente prejudicial para aquela casa de saúde”, afirmou Robaina.

Rossetto debate propostas para educação do RS neste sábado

Reprodução/Facebook

A Educação que o Rio Grande quer será o tema do debate que a pré-candidatura de Miguel Rossetto (PT) ao governo do Estado promove neste sábado (14), das 9h às 14h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O encontro contará com as presenças do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e da professora da Fevale, Acácia Kuenzer.

Em um texto publicado em sua página no Facebook, Rossetto resume assim as propostas que pretende defender para o setor: “A educação do Rio Grande precisa urgentemente de mudanças. Salários parcelados de professoras e professores, prédios deteriorados, reformas sempre adiadas, insegurança. Fica claro que a educação não é uma prioridade para o atual governo estadual. Precisamos e podemos mudar este quadro”.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora