Zona Eleitoral
|
29 de julho de 2018
|
20:28

Pesquisa Index/Voto aponta Sartori em 1º para governo do RS; Rossetto e Jairo tecnicamente empatados em 2º

Por
Luís Gomes
[email protected]
Governador José Ivo Sartori. Foto: Joana Berwanger/Sul21

Da Redação

O governador José Ivo Sartori (MDB) aparece liderando com 24,1% dos votos a pesquisa do Instituto Index, divulgada neste domingo (29) pela Revista Voto, a respeito das eleições para o governo do Rio Grande do Sul. Ele é seguido por Miguel Rossetto (PT), com 11,3%, e Jairo Jorge (PDT), 10,4%. Na sequência, aparecem Eduardo Leite (PSDB), 6,4%, Roberto Robaina (PSOL), 2,9%, Abigail Pereira (PCdoB), 2,5%, Luiz Carlos Heinze (PP), 1,6%, e Mateus Bandeira (Novo), 0,3%. Outras 30,7% disseram não saber em quem vão votar, 8,3% branco/nulo e 1,6% não responderam.

A pesquisa ainda mensurou a rejeição dos candidatos, apontando que Sartori é o candidato que a maior parte dos entrevistados não votaria de jeito nenhum, 28%. Ele é seguido por Rossetto, 9,2%, Abigail Pereira, 8,7%, Leite, 7%, Jorge, 4,6%, Bandeira e Robaina, 3,4%, e Heinze, 3,3%. O Index ouviu 1.217 pessoas entre os dias 16 e 21 de julho em 30 municípios do Estado. A pesquisa tem margem de erro de 2,9% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RS-00264/2018.

Fonte: Revista Voto

PV confirma Claudio Bier como vice de Jairo Jorge

Em convenção realizada neste domingo (29), o PV confirmou o nome do empresário como candidato a vice na chapa de Jairo Jorge (PDT) ao governo do Estado, confirmando assim a candidatura da dupla que já havia sido anunciada abril. Cláudio Bier é empresário e era presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (SIMERS) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Também é pai do músico e ex-deputado estadual Mano Changes, que será candidato a deputado federal pelo PV.

Luciana Gerno lançou sua candidatura no sábado | Foto: Pedro Antônio Heinrich/Divulgação

Luciana Genro lança pré-candidatura a deputada estadual 

Uma das principais lideranças estaduais do PSOL, Luciana Genro lançou no sábado (28) sua pré-candidatura a deputada estadual em evento que reuniu mais de 300 pessoas, entre militantes, lideranças de causas populares, amigos e apoiadores no hotel Everest, em Porto Alegre. O lançamento foi acompanhado por Sônia Guajajara, primeira indígena a compor uma chapa presidencial na história do país, e Mônica Benício, a companheira de vida de Marielle Franco.

Em sua fala, Luciana destacou que é preciso continuar lutando por tudo que Marielle representou, por uma qualidade de educação para que as pessoas se empoderem e ocupem a política e pelo fortalecimento do PSOL como linha de frente do processo de reorganização da esquerda brasileira.

“Tenho uma responsabilidade enorme se o povo me der a honra de ocupar novamente a Assembleia Legislativa. Temos a oportunidade de reconstruir uma nova esquerda, que prove que a vida da Marielle não tenha sido em vão, assim como a de todas as mulheres negras lutadoras e de quem tombou antes dela. Precisamos continuar fazendo o que a Marielle vinha fazendo, fazer prevalecer o que ela defendia. Enfrentamos um sistema político desenhado para manter tudo igual: que negros e negras sejam subjugados, as LGBTs inferiorizadas, as mulheres subalternizadas e classe trabalhadora explorada. Nós sabemos o quanto vai ser difícil, mas nosso sonho de fazer uma revolução reflete as utopias concretas da realidade. Nós podemos derrotar o machismo, a LGBTfobia, o racismo, a exploração, essa democracia de mentira e construir um país de verdade para o nosso povo”, disse.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora