Zona Eleitoral
|
19 de julho de 2018
|
22:14

Partidos podem realizar convenções para escolher candidatos a partir desta sexta (20)

Por
Sul 21
[email protected]
Partidos podem realizar convenções para escolher candidatos a partir desta sexta (20)
Partidos podem realizar convenções para escolher candidatos a partir desta sexta (20)
Foto: Divulgação/TSE

A partir desta sexta-feira (20) até o dia 5 de agosto, os partidos políticos podem realizar convenções para definir as coligações e escolher os candidatos para Eleições Gerais de 2018. Após deliberação dos filiados da agremiação, os candidatos escolhidos poderão pedir o registro de candidatura à Justiça Eleitoral. Nesse último caso, a legislação eleitoral estabelece o dia 15 de agosto como data-limite, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para a realização das convenções de caráter eleitoral, os partidos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por eventuais danos causados com a realização do evento.

Com a homologação das convenções realizadas a partir desta sexta, será permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatos e de partidos políticos. No entanto, o efetivo desembolso financeiro somente pode ocorrer após a obtenção do número de registro de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.

 

Rossetto inicia caravana para discutir agricultura familiar e desenvolvimento regional

Foto: Maia Rubim/Sul21

O pré-candidato do PT ao Governo do Estado, Miguel Rossetto, iniciou nesta quinta-feira (19) roteiro por 21 municípios das Regiões Noroeste, Missões, Fronteira Noroeste, Celeiro,Palmeira, Altos da Serra e Alto Uruguai, para debater o tema da Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Regional.

Nesta sexta (20) a caravana, que segue na estrada até o dia 25 de julho, passa por Ijuí, Bossoroca e Santo Ângelo, onde encerra a agenda com roda de conversa no Sindicato dos Empregados no Comércio.

 

PSTU lança candidatos no Rio Grande do Sul

Júlio Flores será o pré-candidato do PSTU | Foto: Guilherme Santos/Sul21

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) decidiu lançar a pré-candidatura de Júlio Flores ao governo do Estado, com Ana Clélia de vice na chapa. Julio Flores, 59 anos, é fundador do PSTU no Estado, tendo atuado no movimento sindical e como candidato pelo partido ao Executivo em 2002 e 2010. Já Ana Clélia, de 55 anos, é agente educacional do estado há 26 anos e integrante da coordenação executiva do Movimento Mulheres em Luta (MML), ligado à CSP-Conlutas.

Segundo o PSTU, a decisão veio a partir de discussões com ativistas dos movimentos sociais do Rio Grande do Sul e contará com o apoio de lideranças da oposição do CPERS, além de bancários e trabalhadores dos correios.

Junto com as pré-candidaturas ao Executivo gaúcho, Senado e de deputados federais e estaduais, o partido divulgou o manifesto “O Rio Grande Precisa de Uma Rebelião”, em consonância com o lançamento da operária sapateira Vera Lúcia Salgado e do professor Hertz Dias, que devem disputar a corrida presidencial fazendo um “chamado a rebelião” em defesa de uma “revolução socialista”.

 

Partido Novo apresenta candidatos em evento no Chalé da Praça XV

O Partido Novo apresenta nesta sexta (20) suas candidaturas para a eleição deste ano no Estado. A partir das 15h, no Chalé da Praça XV, serão conhecidos os nomes que disputarão vagas no legislativo estadual e federal. A chapa ao governo do Estado será formada por Mateus Bandeira e Bruno Miragem.

No fim da tarde, o Novo promove panfletagem da esquina Democrática e realiza a homologação das candidaturas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora