Zona Eleitoral
|
25 de julho de 2018
|
22:10

Cacique kaingang disputará cadeira na Assembleia Legislativa pelo PSOL

Por
Sul 21
[email protected]
Cacique kaingang disputará cadeira na Assembleia Legislativa pelo PSOL
Cacique kaingang disputará cadeira na Assembleia Legislativa pelo PSOL
Cacique da tribo Kaingang Luís Salvador, mais conhecido como Cacique Saci. (Divulgação)

Da Redação

O cacique da tribo Kaingang Luís Salvador, mais conhecido como Cacique Saci, 48 anos, foi confirmado como pré-candidato a deputado estadual pelo PSOL, no último domingo, na convenção estadual do partido, em Porto Alegre. Ele é a principal liderança da reserva indígena localizada na região de Iraí e Planalto, no Norte do Estado, onde vivem atualmente mais de 65 famílias kaingangs.

Em todo o território gaúcho são cerca de 36 mil kaingangs, o que os torna a 2ª maior população indígena do Sul do país. “Necessitamos de representatividade também na política, e tenho muito orgulho de ter sido escolhido pelo meu povo para ser o porta-voz de suas demandas como candidato”, diz Saci sobre o sentido de sua candidatura.

Entre as principais pautas defendidas pelos povos indígenas está uma educação diferenciada, especial, que compreenda a sua identidade e cultura, além da garantia do Estado ao acesso à alimentação saudável e orgânica, oriunda de uma agricultura que respeite a nossa natureza e tudo que ela nos dá, não permitindo que agrotóxicos envenenem a comida nem dos índios, nem de toda a população.

Sobre o tema da demarcação das terras indígenas, o cacique defende o diálogo e que seja cumprida a legislação. “Os povos indígenas devem ter seus direitos assegurados na Constituição de 88 respeitados. A nossa causa é a causa também de todas as minorias, como os quilombolas, os LGBTs e os trabalhadores em geral, que também precisam lutar para exercer os seus direitos”, defende a liderança indígena que está disputando seu primeiro pleito.

Em nível nacional, o PSOL tem outra representação da comunidade indígena na candidatura de Sonia Guajajara a vice, na chapa encabeçada por Guilherme Boulos para disputar a presidência da República.

 

PDT oficializa candidatura de Jairo Jorge ao governo do Estado nesta quinta (26)

O PDT gaúcho realiza nesta quinta-feira (26) a convenção estadual que oficializará a candidatura de Jairo Jorge ao governo do Estado. O evento acontece no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa. Além da nominata ao Executivo, também devem ser definidos aqueles que disputarão vagas no Legislativo. Ciro Gomes, pré-candidato à presidência pelo PDT, participará do encontro.

Ainda em abril, o partido anunciou que deve compor a chapa ao lado de Jairo, como candidato a vice-governador, Cláudio Bier, do Partido Verde (PV). Bier é empresário, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (SIMERS), vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pai do ex-deputado estadual e líder do grupo Comunidade Nin-Jitsu, Mano Changes.

 

Partidos, coligações e candidatos já devem enviar dados sobre recursos recebidos à Justiça eleitoral

Informações serão divulgadas pela Justiça Eleitoral na internet. Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (25), partidos políticos, coligações e candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral dados sobre recursos financeiros recebidos para financiamento de campanha eleitoral. Para tanto, deve ser observado o prazo de 72 horas do momento de recebimento do recurso. O objetivo da Justiça Eleitoral é divulgar as informações na internet.

O Calendário Eleitoral informa que os dados deverão ser enviados a partir do momento que for obtido o número de registro de CNPJ do candidato e aberta a conta bancária específica para movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais. Essa etapa, por sua vez, só acontece depois de o político ter apresentado o pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral, que deverá fornecer em até três dias úteis o número de registro de CNPJ.

As informações de prestação de contas podem ser consultadas no sistema DivulgaCandContas, disponível no portal do TSE. (Com informações do TSE)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora