Últimas Notícias > Política > Eleições 2020
|
16 de novembro de 2020
|
02:13

Sebastião Melo e Manuela D’Ávila disputarão o segundo turno em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Sebastião Melo e Manuela D’Ávila disputarão o segundo turno em Porto Alegre
Sebastião Melo e Manuela D’Ávila disputarão o segundo turno em Porto Alegre
Manuela e Melo estão no segundo turno. Fotos: Giulia Cassol e Joana Berwanger/Sul21

Da Redação

O segundo turno na eleição à Prefeitura de Porto Alegre será entre Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB). Com uma grande arrancada e contrariando as pesquisas eleitorais, Sebastião Melo (MDB) terminou o primeiro turno em primeiro lugar, com 31,01% dos votos válidos, enquanto Manuela D’Ávila (PCdoB) ficou logo atrás, com 29% dos votos.

Com o resultado consolidado, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) será o primeiro prefeito de Porto Alegre em busca de reeleição a não conseguir chegar ao segundo turno. Marchezan ficou na terceira posição, com 21,07% dos votos. Na sequência aparecem Juliana Brizola, do PDT, (6,41%), Fernanda Melchionna, do PSOL, (4,34%), Valter Nagelstein, do PSD, (3,10%), João Derly, do Republicanos, (2,94%), Gustavo Paim, do PP, (1,24%), Rodrigo Maroni, do PROS, (0,51%), Montserrat Martins, do PV, (0,22%), e Julio Flores, do PSTU, (0,13%).

Problemas técnicos enfrentados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na divulgação dos dados atrasaram consideravelmente a divulgação do resultado neste ano. Esperada para ser conhecida até as 20h, a composição da disputa no segundo turno da Capital só saiu por volta das 23h. Segundo o ministro Luis Roberto Barroso, a falha de um dos núcleos de processadores do supercomputador que processa a totalização dos votos provocou os atrasos nos resultados em todo o país. “Não há nenhum risco à credibilidade do sistema, nenhuma consequência grave a não ser a ansiedade das pessoas. É apenas um atraso na divulgação final do resultado, que eu espero que seja só de algumas horas”, assegurou Barroso.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora