Últimas Notícias > Política > Eleições 2020
|
29 de novembro de 2020
|
11:54

Na véspera da eleição, Band divulga pesquisa falsa para Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Sebastião Melo em campanha na reta final do segundo turno. Foto: Divulgação/Facebook
Sebastião Melo em campanha na reta final do segundo turno. Foto: Divulgação/Facebook

Da Redação

A divulgação de uma pesquisa que nunca existiu pela Band/UOL na noite de sábado (28), véspera da eleição municipal deste domingo, repercute nas redes sociais nesta manhã. O site anunciou uma pesquisa Datafolha, em que Sebastião Melo (MDB) teria 54% das intenções de voto e Manuela D’Ávila (PCdoB), 46%. O instituto, no entanto, não registrou nenhuma pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para Porto Alegre em 2020.

Na notícia, já corrigida, a Band afirmou que “a pesquisa foi feita entre os dias 27 e 28 de novembro e ouviu 804 eleitores”, e que “o número de identificação na Justiça Eleitoral é RS-03118/2020”. O número, no entanto, corresponde a outro levantamento, registrado pelo Ibope no TSE em 18 de novembro e cuja divulgação ocorreu no dia 24. À GZH, o diretor do Datafolha Alessandro Janoni confirmou que a suposta pesquisa era falsa.

Aliás, pesquisa Ibope, encomendada pela RBS TV havia sido divulgada pouco antes da polêmica envolvendo a Band, com números bem diferentes: Manuela D’Ávila com 51% das intenções de voto e Sebastião Melo com 49%. Essa sim, corretamente registrada no TSE sob o número RS 05561/2020.

A divulgação de pesquisa falsa é crime, passível de punição pela Justiça Eleitoral. A campanha de Melo, que chegou a divulgar a pesquisa, disse apensas que não sabia que era falsa.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora