Últimas Notícias > Política > Eleições 2020
|
11 de novembro de 2020
|
17:45

Após renúncia de Fortunati, PTB anuncia apoio a Sebastião Melo

Por
Sul 21
[email protected]
Everton Braz (esquerda) anunciou o apoio à candidatura de Melo | Foto: Mateus Raugust/Divulgação
Everton Braz (esquerda) anunciou o apoio à candidatura de Melo | Foto: Mateus Raugust/Divulgação

Após o ex-prefeito José Fortunati (PTB) anunciar na manhã desta quarta-feira (11) a renúncia de sua candidatura, o PTB declarou durante a tarde que irá apoiar Sebastião Melo (MDB) na continuidade da disputa eleitoral pela Prefeitura de Porto Alegre.

“A partir deste momento, estamos declarando apoio formal à candidatura de Sebastião Melo”, afirmou o presidente municipal do PTB, Everton Braz, durante entrevista coletiva.

Melo classificou a decisão judicial – resultado de uma ação do advogado Luiz Armando Silva de Oliveira, que é candidato a vereador de Porto Alegre pelo PRTB, partido que apoia a candidatura do emedebista – como um “incidente de percurso”, atacou o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e saudou a aliança que tinha com Fortunati durante a gestão que governou a cidade entre 2013 e 2016. “Nós fomos uma dupla que resolveu muitos problemas nessa cidade”, disse Melo, que foi vice de Fortunati no período.

Fortunati decidiu renunciar à candidatura a quatro dias da eleição em razão da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), que, na segunda-feira (9), indeferiu o registro da candidatura de André Cecchini (Patriota) a vice-prefeito. O tribunal considerou que Cecchini não cumpriu o prazo legal para filiação partidária, uma vez que ele trocou o DEM pelo Patriota após a data limite de 7 de abril, o que resultou na impugnação da chapa inteira de Fortunati.

Ele ainda poderia recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e poderia concorrer sub judice, caso conquistasse um efeito suspensivo na corte, mas optou por não recorrer dizendo que não poderia ser irresponsável e ir para a eleição sem segurança jurídica de que os votos seriam validados.

Como não há mais tempo hábil para mudança nas urnas eletrônicas, o nome de Fortunati estará na urnas e todos os votos na chapa impugnada serão considerados inválidos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora