Últimas Notícias > Política > Eleições 2020
|
6 de outubro de 2020
|
18:53

Candidaturas de esquerda e direita se unem para pedir debates em Florianópolis

Por
Luís Gomes
[email protected]
Candidaturas de esquerda e direita se unem para pedir debates em Florianópolis
Candidaturas de esquerda e direita se unem para pedir debates em Florianópolis
Não há previsão de realização de debates na capital de Santa Catarina | Foto: Julio Cavalheiro/SECOM.

Da Redação

Apesar da campanha eleitoral estar oficialmente em andamento, ainda não há nenhum debate de rádio ou televisão marcado entre os candidatos à Prefeitura de Florianópolis, o que motivou a divulgação de uma nota assinada de forma conjunta por diversas coligações reivindicando a realização dos programas.

“Em razão do que dispõe a legislação eleitoral ao definir as regras para a realização de debates nas eleições de 2020, e a não realização de debates previamente agendados na primeira semana da campanha eleitoral vigente, as coligações partidárias Frente Democrática Por Floripa; Por Você, Por Nossa Gente; Frente Floripa + Verde e Solidária e Juntos por Floripa vem a público manifestar preocupação e propugnar às emissoras de rádio e televisão locais o cumprimento do papel jornalístico de informar, através da realização de debates durante o pleito eleitoral de 2020”, diz a nota assinada pelas candidaturas de Elson Pereira (PSOL), Angela Amin (Progressistas), Ricardo Camargo Vieira (Solidariedade), Pedro Silvestre (PL) e Orlando Neto (Novo).

Não assinam a nota o atual prefeito e candidato à reeleição, Gean Loureiro (DEM) — que teve 44% das intenções de voto na pesquisa Ibope divulgada nesta segunda (5) –, Helio Bairros (Patriota), Gabriela Santetti (PSTU), Helio Bairros (Patriota) e Jair Fernandes (PCO). Como as últimas quatro candidaturas são de partidos que possivelmente ficariam de fora dos debates, o grande beneficiado com a não realização dos programas seria Gean Loureiro.

De acordo com o jornal O Globo, nenhuma emissora da capital catarinense está planejando realizar os debates sob a alegação de falta de estrutura necessária para atender os protocolos de prevenção ao coronavírus. Em nota, o Grupo ND, que comprou a operação da RBS em Santa Catarina em 2016, anunciou que não realizará debate no 1º turno por considerar arriscado reunir 10 candidatos e assessores em um estúdio. A emissora se compromete a realizar um debate em um eventual 2º turno.

Na nota da “Frente de candidaturas pela realização de debates eleitorais”, as campanhas afirmam que estão à disposição para encontrar um formato que seja seguro e viável. “Não nos opomos a nenhuma possibilidade, desde que seja garantido à população de Florianópolis o direito de ver os candidatos e candidatas à Prefeitura colocando à prova seus programas para a cidade dos próximos quatro anos”, diz a nota.

As campanhas dizem ainda que a não realização de debates representaria “uma afronta aos princípios da liberdade de expressão”.

Confira a nota na íntegra:

FRENTE DE CANDIDATURAS PELA REALIZAÇÃO DE DEBATES ELEITORAIS

Florianópolis, 03 de outubro de 2020

Em razão do que dispõe a legislação eleitoral ao definir as regras para a realização de debates nas eleições de 2020, e a não realização de debates previamente agendados na primeira semana da campanha eleitoral vigente, as coligações partidárias Frente Democrática Por Floripa; Por Você, Por Nossa Gente; Frente Floripa + Verde e Solidária e Juntos por Floripa vem a público manifestar preocupação e propugnar às emissoras de rádio e televisão locais o cumprimento do papel jornalístico de informar, através da realização de debates durante o pleito eleitoral de 2020.

Desde já, colocamo-nos à disposição para encontrar o melhor formato, seguro e viável, para a realização dos debates. Não nos opomos a nenhuma possibilidade, desde que seja garantido à população de Florianópolis o direito de ver os candidatos e candidatas à Prefeitura colocando à prova seus programas para a cidade dos próximos quatro anos.

Qualquer entendimento contrário representa uma afronta aos princípios da liberdade de expressão, previsto na Constituição Federal, e certamente será rechaçado pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE.

Propugnamos pelo direito do eleitorado florianopolitano a uma eleição com livre circulação de informações e opiniões.

Subscrevem:

Elson Manoel Pereira (Frente Democrática por Floripa)

Angela Regina H. Amin Helou (Por Você, Por Nossa Gente)

Ricardo Camargo Vieira (Frente Floripa + Verde e Solidária)

Pedro Silvestre (Pedrão) (Juntos Por Floripa)

Orlando Celso da Silva Neto (NOVO)


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora