PSB anuncia apoio a Haddad no segundo turno

Por
Luís Gomes
[email protected]
PSB anuncia apoio a Haddad no segundo turno
PSB anuncia apoio a Haddad no segundo turno
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), já havia apoiado Haddad (centro) no primeiro turno | Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Da Redação

A executiva nacional do PSB anunciou na tarde desta terça-feira (9) que irá apoiar a candidatura de Fernando Haddad (PT) na disputa de segundo turno para a presidência do País. O apoio já havia sido defendido pelo presidente do partido, Carlos Siqueira, e foi ratificado em reunião realizada em Brasília. O documento aprovado pela executiva aponta Haddad como o “representante das forças democráticas”. A informação foi confirmada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Em agosto, PSB e PT tinham firmado um pacto de neutralidade, que incluía o apoio formal de candidatos dos partidos em alguns estados do Norte e Nordeste e a retirada de algumas candidaturas. Em Pernambuco, o PT retirou o nome de Marília Arraes para apoiar o atual governador Paulo Câmara (PSB), que se reelegeu no domingo. Em Minas Gerais, ocorreu o inverso. O PSB retirou o nome de Marcio Lacerda para apoiar Fernando Pimentel (PT), que ficou de fora do segundo turno.

A decisão do PSB de apoiar o PT foi acompanhada da liberação do governador de São Paulo, Márcio França, que disputará o segundo turno contra João Dória (PSDB). França ficará neutro na disputa nacional.

PSB no RS

Nesta terça, o PSB estadual lançou nota reafirmando o apoio à reeleição do governador José Ivo Sartori (MDB) no Rio Grande do Sul. Sartori anunciou na segunda-feira (8) o apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) na eleição presidencial, com o seu anúncio sendo acompanhado por representantes de diversas siglas que compõem a coligação. O PSB, no entanto, não esteve representado no evento.

Nesta manhã, uma corrente interna do PSB-RS chamada “Movimento Levanta, Rio Grande!” emitiu documento pedindo “imediata retirada da legenda da coligação eleitoral que sustenta a candidatura do atual governador”, em razão da declaração de apoio a Bolsonaro. De acordo com o presidente estadual em exercício, Mario Bruck, o apoio a Sartori independe dos rumos que a sigla irá anunciar em nível nacional.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora