|
20 de abril de 2021
|
22:17

Prefeitos da Região Metropolitana devem pressionar Estado para adotar regras de bandeira laranja

Por
Sul 21
[email protected]
Prefeitos da Região Metropolitana devem pressionar Estado para adotar regras de bandeira laranja
Prefeitos da Região Metropolitana devem pressionar Estado para adotar regras de bandeira laranja
Prefeito, Sebastião Melo, e o secretário extraordinário municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, Cesar Sulzbach, em reunião com prefeitos da Granpal. Foto: Mateus Raugust/PMPA

Da Redação

Prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre, liderados pelo presidente do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), Sebastião Melo (MDB), devem pressionar o governo do Estado por uma flexibilização ainda maior das atividades em meio à pandemia do coronavírus.

Embora todo o Rio Grande de Sul esteja em bandeira preta no modelo do Distanciamento Controlado em função do número reduzido de leitos de UTI livres, o retorno da cogestão, há cerca de 10 dias, já permite que regiões adotem protocolos da bandeira vermelha. O objetivo dos prefeitos agora é a classificação em bandeira vermelha, que na prática permite adotar protocolos de bandeira laranja.

Na próxima quinta-feira (22), Melo deve se reunir com o Gabinete de Crise do Governo do Estado para defender a posição. “Estamos avançando de forma consistente na vacinação, a ocupação hospitalar está em redução e trabalhamos fortemente nas fiscalizações. De forma responsável e comprometidos com os protocolos, a maioria dos prefeitos avalia que temos condições de avançar no funcionamento das atividades”, afirma o prefeito de Porto Alegre.

Melo também defende o retorno das aulas presenciais, hoje impedido por decisão judicial. Uma ação de 28 de fevereiro, movida pela Associação Mães e Pais Pela Democracia, vem garantindo a suspensão das aulas no RS. O governador Eduardo Leite (PSDB) já se reuniu até mesmo com o ministro Nunes Marques, do STF, na tentativa de obter uma medida cautelar que derrube as decisões anteriores e permita a volta às aulas, mas até agora não obteve sucesso.

 

 

 

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora