Últimas Notícias>Política
|
1 de janeiro de 2021
|
21:42

Sebastião Melo toma posse como prefeito de Porto Alegre prometendo ‘diálogo e respeito às diferenças’

Por
Sul 21
[email protected]
Sebastião Melo toma posse como prefeito de Porto Alegre prometendo ‘diálogo e respeito às diferenças’
Sebastião Melo toma posse como prefeito de Porto Alegre prometendo ‘diálogo e respeito às diferenças’
Melo faz na Câmara seu primeiro discurso como prefeito.(Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Da Redação

O prefeito eleito, Sebastião Melo, e o seu vice, Ricardo Gomes, tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1), para a gestão 2021/2024 à frente da Prefeitura de Porto Alegre. As cerimônias de posse ocorreram em dois momentos. O primeiro ocorreu às 15 horas, quando Melo e Gomes, assim como os vereadores e vereadoras eleitas, foram empossados em solenidade realizada na Câmara Municipal. Às 18h, ocorreu o evento de transmissão de cargo no Largo Glênio Peres.

Em seu discurso de posse na Câmara de Vereadores, Melo disse que será um gestor de “diálogo e respeito às diferenças”, que buscará a interação, tanto com a sua base como com a oposição. E garantiu que o governo dará atenção às demandas dos parlamentares. “Serei o Melo que todos vocês conhecem”, afirmou. Logo em seguida, no entanto, a base governista no Legislativo municipal excluiu os partidos da oposição da composição da Mesa Diretora da Câmara, ignorando o princípio da proporcionalidade.

O novo prefeito também prometeu para resgatar a estima da cidade que estaria vivendo um momento de depressão causado pela pandemia de covid-19. Melo citou ainda como temas prioritários de sua gestão a reforma da Previdência municipal, desburocratização, transparência, revisão do Plano Diretor, liberdade econômica e garantia da vacina contra a covid-19, seja com o governo federal ou em forma de consórcio metropolitano, .

Melo garantiu que não haverá aumento de impostos nos quatro anos da sua gestão e que encaminhará um projeto de suspensão do aumento futuro do IPTU, além de um refinanciamento fiscal (Refis) para contemplar, principalmente, aqueles empresários que tiveram dificuldades no pagamento de tributos em razão da crise agravada pela pandemia.

“Táxi e Uber”

Pela manhã, o prefeito eleito anunciou, pelo Twitter, que iria para a posse de táxi, enquanto sua esposa Valéria iria de Uber, “numa demonstração que os dois modais são fundamentais pra nossa cidade e terão igualdade de tratamento no governo”. Melo foi questionado nas redes sociais por não colocar o transporte coletivo como um dos modais prioritários, estimulando o transporte individual.

 

Sebastião Melo também anunciou nesta sexta-feira o nome de quatro novos secretários de sua administração: Gunter Axt (Cultura) Clóvis André (adjunto Cultura) Renato Ramalho (extraordinário de Enfrentamento do Corona Vírus) Roberto Silva da Rocha (Procuradoria Geral do Município).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora