Últimas Notícias>Política
|
29 de dezembro de 2020
|
13:19

Série de entrevistas pretende debater novo projeto de República e Democracia para o Brasil

Por
Sul 21
[email protected]
Série de entrevistas pretende debater novo projeto de República e Democracia para o Brasil
Série de entrevistas pretende debater novo projeto de República e Democracia para o Brasil

Da Redação

O Instituto Novos Paradigmas (INP), o Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra) e a revista virtual Democracia e Direitos Fundamentais (DDF) estão lançando o projeto “República e Democracia: o futuro não espera”. Segundo os autores da iniciativa, o objetivo é “ouvir grandes personalidades políticas do país na busca de consensos estratégicos” capazes de barrar os retrocessos que vêm se acumulando na vida democrática e social do País.

Divulgação

“São inúmeros os fatores que transformaram o Brasil na atual laranja de amostra do fascismo pós-moderno e do ultraliberalismo. Os erros e responsabilidades são apontados sistematicamente e circulam com grande abrangência nas redes sociais de militantes dos diversos partidos. A mídia tradicional também dedica bastante espaço para as divergências mais latentes entre as lideranças do campo democrático. Paralelamente, a Frente Ampla do Uruguai e a Geringonça de Portugal são citadas como referências do que deve ser feito por aqui para retomarmos um novo ambiente de civilidade democrática”, afirma o texto de divulgação do projeto.

Para a execução do projeto serão realizadas uma série de entrevistas. A primeira delas será com o também ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, no dia 18 de janeiro. Na sequência virão José Dirceu, Flávio Dino, Guilherme Boulos, Aloizio Mercadante, Luiza Erundina, Celso Amorim e Fernando Haddad. Ainda foram convidados Benedita da Silva, Manuela D’Ávila, Marina Silva e Marcelo Freixo.

“A metodologia das entrevistas visa buscar “pontos comuns”, nas ideias apresentadas pelos entrevistados, ao contrário do que é o “normal em nosso meio, que é a verificação dos “dissensos” entre as esquerdas, não de “consensos” superiores que possam informar um programa concertado, para unificar uma nova pluralidade de forças, com o propósito de enfrentar a decadência da República e a crise da democracia liberal”, afirma Tarso Genro, presidente dos conselhos do INP e do DDF, que coordenará as entrevistas.

A base dos diálogos, conforme os organizadores, “deverá girar em torno da questão do Pacto Democrático de 88, cujos desdobramentos, na área da economia e das políticas sociais, não tem tido uma mínima efetividade, que possa ser classificada como satisfatória”. “Mesmo que não esteja no escopo do projeto, o slogan “o futuro não pode esperar” sinaliza para 2022 deixando claro que a articulação deve começar o quanto antes”, acrescentam.

Mais detalhes do projeto República e Democracia serão divulgados nos sites do INP , da revista Democracia e Direitos Fundamentais e do Instituto Declatra . As transmissões ao vivo serão feitas pelas páginas das entidades no Facebook e no Youtube.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora