Últimas Notícias>Política
|
1 de outubro de 2020
|
19:21

Governo Leite garante volta às aulas em Porto Alegre na segunda (5), se bandeira seguir laranja

Por
Sul 21
[email protected]
Governo Leite garante volta às aulas em Porto Alegre na segunda (5), se bandeira seguir laranja
Governo Leite garante volta às aulas em Porto Alegre na segunda (5), se bandeira seguir laranja
Com decisão, podem reabrir escolas de educação infantil, o ensino superior, técnico e médio. Foto: Governo do Estado do RS

Luciano Velleda

O Gabinete de Crise do governo do Estado, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (1), formou o entendimento de que Porto Alegre poderá reabrir escolas a partir da próxima segunda-feira (5), caso se mantenha em bandeira laranja na próxima semana. O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado será divulgado nesta sexta-feira (2) e a tendência é de que a Capital gaúcha permaneça em bandeira laranja. Com isso, podem reabrir as escolas de educação infantil, instituições de ensino superior, o ensino técnico e o ensino médio na rede privada e municipal. O retorno do ensino médio na rede estadual está previsto para o dia 13 de outubro.

O entendimento vinha sendo motivo de discussão entre o governo estadual, a Prefeitura da Capital e o Ministério Público Estadual (MPE), pois, anteriormente, havia a compreensão de que os municípios precisavam cumprir duas semanas em bandeira laranja. Com a decisão de hoje, as aulas podem retornar a partir do momento em que a cidade ou a região iniciar a segunda semana em bandeira laranja. 

Outra discordância resolvida se refere à instalação do Centro de Operação de Emergência em Saúde para Educação (COE-E) municipal, exigido no decreto 55.465 do governo do Estado, publicado dia 5 de setembro. Ficou definido que o Grupo Especial criado pela Prefeitura de Porto Alegre cumpre a mesma função.

O único desacerto que permanece se refere agora aos cronogramas de retorno das aulas propostos pelo governo estadual e pelo executivo municipal. O Estado determina que os anos finais do ensino fundamental recomecem no dia 28 de outubro, e os anos iniciais do ensino fundamental voltem no dia 12 de novembro. A Prefeitura, por sua vez, quer o contrário, que volte primeiro os anos iniciais do ensino fundamental, no dia 19 de outubro, e os anos finais do ensino fundamental no dia 3 de novembro.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora