Últimas Notícias>Política
|
4 de outubro de 2020
|
12:52

General Heleno diz que Amazônia suporta ‘os maus tratos que sofreu’

Por
Sul 21
[email protected]
General Heleno diz que Amazônia suporta ‘os maus tratos que sofreu’
General Heleno diz que Amazônia suporta ‘os maus tratos que sofreu’
O general da reserva Augusto Heleno. Foto: Antônio Cruz/Agência brasil

Da Revista Fórum*

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), General Augusto Heleno, afirmou em conversa transmitida pelo canal do YouTube do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), neste sábado (3), que o governo Jair Bolsonaro ainda “não teve tempo” para cuidar da Amazônia e do Pantanal. Heleno disse ainda que a floresta tropical amazônica suporta “maus tratos”.

“Nós sabemos exatamente o que temos que fazer na Amazônia brasileira e no Pantanal, só que não houve tempo ainda de colocar em prática, de colocar gente para fazer isso. Podemos melhorar a vigilância do desmatamento da Amazônia? Podemos, claro, devemos fazer isso. Mas é o que eu digo, o governo Jair Bolsonaro tem um ano e nove meses, não há como resolver todos os problemas do Brasil. Passamos 40 anos tendo uma gestão catastrófica de nossos recursos, inclusive os recursos naturais”, disse.

“A Amazônia consegue suportar até os maus tratos que sofreu”, argumentou Heleno.

“Nós temos 80% da cobertura florestal da Amazônia preservada. A Europa tinha 7%, hoje tem 0,1%. Mas agora ganharam a condição de nos criticar diariamente, nós somos os ‘grandes vilões’ do meio ambiente no mundo. Mas a América do Sul, graças ao Brasil, hoje reúne 41% das florestas tropicais do planeta. Nós aceitamos as críticas, sabemos que podemos melhorar e vamos melhorar”, disse Heleno.

Heleno disse ainda que as áreas de selva têm poucos habitantes e eleitores: “durante muito tempo foi considerado não compensador tratar da Amazônia com a seriedade que merece”. Segundo o ministro, tudo na Amazônia é “muito caro” pelas distâncias, falta de infraestrutura e meios de transporte.

Com informações do Estadão


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora