Últimas Notícias>Política
|
4 de agosto de 2020
|
14:49

PSOL ingressa com representação contra Corregedor Nacional de Justiça

Por
Sul 21
[email protected]
PSOL ingressa com representação contra Corregedor Nacional de Justiça
PSOL ingressa com representação contra Corregedor Nacional de Justiça
Deputada Fernanda Melchionna, líder do PSOL na Câmara dos Deputados (Divulgação)

Da Redação

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados ingressou com uma representação junto à Procuradoria Geral da Pública contra o o ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, Corregedor Nacional de Justiça, por prática de ato ilegal e lesivo à moralidade que teria sido cometido contra a juíza Valdete Souto Severo.

A juíza, que é presidente da Associação Juízes para a Democracia (AJD), no Rio Grande do Sul, foi intimada por ofício pelo ministro Humberto Eustáquio Martins, após publicar, num site acadêmico, artigo em que argumenta que o Brasil é um dos países mais atingidos pelo coronavírus.

O texto destaca que o País apresenta números expressivos de infectados e mortos e tem um dos piores desempenhos no combate à doença. E alega também que o negacionismo em relação à doença e às pesquisas cientificas, além da não execução dos recursos disponíveis para o enfrentamento da crise, resulta numa política genocida.

Na representação protocolada pela Bancada do PSOL e assinada pela líder do partido, Fernanda Melchionna, os deputados destacam que a utilização do poder disciplinar para censurar ou, até mesmo, controlar o modo de pensar dos magistrados pode configurar a prática do crime de abuso de autoridade.

“Valdete Souto Severo tem sido uma defensora incansável das liberdades democráticas contra o autoritarismo. É inadmissível a posição da Corregedoria Nacional da Justiça em intimá-la por um artigo denunciando a necropolítica de Bolsonaro. Mais de 280 juízes já se posicionaram a favor dela. Não vamos nos calar frente a essa perseguição política”, diz Melchionna.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora