Últimas Notícias>Política
|
13 de agosto de 2020
|
22:44

Câmara do Distrito Federal declara ex-ministro Abraham Weintraub ‘persona non grata’ em Brasília

Por
Luís Gomes
[email protected]
O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, agora ‘persona non grata’ em Brasília | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Da Redação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, na quarta-feira (12), uma moção de repúdio que declara o ex-ministro da Educação Abrahm Weintraub como persona non grata em Brasília. Proposta pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), a moção foi aprovada por unanimidade e é a primeira do tipo aprovada pelo parlamento distrital, segundo informou a rádio CBN.

O texto da moção diz que Weintraub merece repúdio da sociedade porque, além de sua “pública e notória incompetência na condução das políticas educacionais” e de sua “completa falta de educação e de respeito à democracia e às instituições, também desmereceu a cidade a chamando de “porcaria e cancro de corrupção e privilégio”, palavras ditas durante a reunião ministerial do dia 22 de abril. A fala veio a público no dia 22 de maio e ele deixou o ministério em 18 de junho.

“São pessoas como ele e como os demais amigos e familiares de Bolsonaro que precisam intervir na Polícia Federal para protegerem os privilégios adquiridos com as rachadinhas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro; com o laranjal do partido pelo qual foram eleitos; com a necessidade de se criar um partido novo para ‘administrar’ os recursos do Fundo Partidário; com a destruição das florestas; com reformas perniciosas; e com tantos outros cancros que estão corroendo o âmago das políticas públicas nacionais e capturando o Estado brasileiro para servir apenas aos seus interesses mesquinhos e individualistas, sem qualquer preocupação com o bem-estar presente e futuro desta e das novas gerações.

São pessoas como esse Ministro e seu Presidente que precisam de palavrões, xingamentos e outros impropérios para encobrir a total falta de projeto para o Brasil e a absolta falta de compreensão sobre o atual estágio de civilidade em que nos encontramos e contra o qual eles lutam incansavelmente para retornar com os sóbrios tempos da Ditadura Militar e todos os malefícios causados à nossa gente. 1964 passou, mas seus fantasmas acham que podem voltar.

Não podemos nos calar. O Ministro da Educação, Senhor Abraham Weintraub, é persona non grata em Brasília”, diz a justificativa da moção.

Texto da moção aprovada pela Câmara do DF | Foto: Reprodução

Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora