Últimas Notícias>Política
|
9 de julho de 2020
|
19:20

Mourão diz que indígenas não precisam de água potável porque ‘se abastecem dos rios’

Por
Sul 21
[email protected]
Mourão diz que indígenas não precisam de água potável porque ‘se abastecem dos rios’
Mourão diz que indígenas não precisam de água potável porque ‘se abastecem dos rios’
Presidente Jair Bolsonaro e vice-presidente Hamilton Mourão. (Foto: Marcos Corrêa/PR)

Da Revista Fórum*

O vice-presidente Hamilton Mourão, presidente do Conselho da Amazônia, minimizou os vetos do presidente Jair Bolsonaro à lei de proteção de indígenas contra o novo coronavírus.

“Em relação à água potável, o indígena se abastece da água dos rios que estão na sua região. Se, porventura, algum rio daqueles for contaminado por atividade ilegal, notadamente garimpo, com o uso de mercúrio, então, se leva água para esses grupos”, afirmou Mourão durante coletiva de imprensa.

O trecho vetado por Bolsonaro que causou mais polêmica foi justamente o que previa o acesso universal a água potável. Bolsonaro disse que derrubou a previsão porque ela “cria despesa obrigatória ao Poder Público”.

O deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA), um dos autores do Projeto de Lei 1142/2020, foi um dos que se manifestou contra o veto e classificou a medida como “genocídio”. O texto agora vigora na Lei Ordinária 14021/2020.

“É genocídio. Essa é a intenção de todos esses vetos do presidente da República, que nem nesse momento em que ele enfrenta a covid, já que ele foi diagnosticado com coronavírus, ele teve a sensibilidade de sancionar integralmente esse projeto que foi amplamente debatido e discutido no Congresso Nacional”, disse ao Fórum Café.

*Com informações do O Globo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora