Últimas Notícias > Política > Areazero
|
25 de junho de 2020
|
19:04

Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli como novo ministro da Educação

Por
Sul 21
[email protected]
Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli como novo ministro da Educação
Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli como novo ministro da Educação
No Facebook, Bolsonaro anunciou a nomeação de Decotelli. Foto: Reprodução/Facebook

Da Redação

Pelo Facebook, Jair Bolsonaro anunciou Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo de Ministro da Educação, na tarde desta quinta-feira (25). Decotelli é ex-presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, mestre pela FGV, doutor pela Universidade de Rosário, na Argentina, e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha, Decotelli também é oficial da reserva da Marinha. Ele é o primeiro ministro negro do governo Bolsonaro. De acordo com a Folha de S.Paulo, ele teria apoio na ala militar do governo.

Decotelli substitui Abraham Weintraub, demitido no dia 18 de junho. Ele foi gravado em reunião do dia 22 de abril chamando os ministros do Supremo Tribunal Federal de “vagabundos”. Na sequência, participou de ato de bolsonaristas em Brasília, que também atacou o STF. As ações o levaram a se tornar alvo do inquérito que investiga disseminação de fake news e ataques aos ministros da Corte.

No dia seguinte à demissão, Weintraub fugiu para os Estados Unidos, ainda utilizando-se do passaporte diplomático que o cargo lhe garantia – a exoneração só ocorreu após a viagem -, já que o governo de Donald Trump restringiu a entrada de brasileiros no país em razão da pandemia. Ele foi indicado por Bolsonaro para o cargo de diretor no Banco Mundial.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora