Últimas Notícias>Política
|
8 de maio de 2020
|
20:22

Universidades e institutos do RJ confrontam Weintraub e pedem adiamento do Enem

Por
Sul 21
[email protected]
Universidades e institutos do RJ confrontam Weintraub e pedem adiamento do Enem
Universidades e institutos do RJ confrontam Weintraub e pedem adiamento do Enem
O ministro Abraham Weintraub. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Da Revista Fórum

Reitores e diretores de onze universidades e instituições de ensino públicas do Rio de Janeiro soltaram uma nota conjunta nesta sexta-feira (8) contrariando o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e cobrando o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, previsto para novembro, em razão do isolamento social determinado por conta da pandemia do coronavírus.

“Os estudantes brasileiros em vulnerabilidade social lutam pela defesa de suas vidas, pelos cuidados com a saúde, o cuidado de seus familiares e seguindo as orientações de isolamento social reiteradas pelas autoridades sanitárias nacionais e internacionais. Milhões destes estudantes não têm acesso à tecnologia ou à internet o que impede ações pedagógicas similares ao cotidiano escolar com aulas presenciais”, diz trecho da nota.

Representantes de UFF, UFRJ, UFRRJ, UNIRIO, UERJ, UEZO, UENF, CEFET/RJ, Colégio Pedro II, IFRJ e IFF assinam o documento. “É nosso compromisso que nenhum estudante tenha o seu ingresso na universidade prejudicado pela crise da Covid-19”, afirmam.

Segundo eles, a manutenção do Enem é um “equívoco” promovido pelo MEC que ampliará as desigualdades de acesso ao ensino superior. Os reitores e diretores ainda “repudiam” a tentativa de “difundir uma sensação de normalidade falseada” em um momento de pandemia.

Weintraub se nega a adiar o exame e lançou uma propaganda na útima segunda-feira garantindo a manutenção das datas da prova.

Leia a nota na íntegra.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora