Últimas Notícias>Política
|
18 de maio de 2020
|
13:13

Publicitário usa conta no Twitter para boicotar publicidade em sites de extrema direita

Por
Sul 21
[email protected]
Publicitário usa conta no Twitter para boicotar publicidade em sites de extrema direita
Publicitário usa conta no Twitter para boicotar publicidade em sites de extrema direita
Eduardo Bolsonaro e Steve Bannon (Reprodução/Twitter)

Revista Fórum

Com o objetivo de fazer “o fanatismo e o sexismo menos lucrativos”, o publicitário norte-americano Matt Rivitz teve a ideia de criar um perfil no Twitter, o Sleeping Giants, para alertar as empresas de que a publicidade de seus produtos aparecia em sites de extrema direita.

Com isso, desde 2016, diversos sites da mídia conservadora dos Estados Unidos têm sido afetados e já perderam milhões em anunciantes. O site de extrema direita Breitbart News, por exemplo, perdeu mais de oito milhões de euros (50,7 milhões de reais) em publicidade por culpa da iniciativa de Rivitz.

O próprio ex-diretor do site Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump que já se reuniu com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), revela o valor em um documentário da Netflix, o “The Brink”, e ataca duramente o Sleeping Giants.

“As agências de mídia contratam espaços sem nenhum rigor, independentemente do tipo de conteúdo dos sites, e é um verdadeiro desastre. Essas empresas deveriam apoiar conteúdo de qualidade e não se reger apenar pelo número de visualizações”, afirma Rivitz, em entrevista ao El País.

O criador do perfil conta também que, quando seu nome foi descoberto por membros da extrema direita norte-americana, passou a receber ataques e ameaças de morte. “Meu endereço apareceu em todas as seções de comentários do Breitbart, o Daily Stormer [principal site neonazista da Internet] escreveu um artigo violento e antissemita sobre mim, e meu filho de 14 anos recebeu ameaças sérias de morte, assim como a direção da nossa sinagoga”, conta.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora