Últimas Notícias > Política > Areazero
|
31 de maio de 2020
|
21:53

Manifestantes antifascistas promovem novo protesto no centro de Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Foi o terceiro domingo de manifestação antifascista na Capital. Foto: Luiza Castro/Sul21

Marco Weissheimer

Pelo terceiro domingo consecutivo, o Centro Histórico de Porto Alegre foi palco de uma manifestação em defesa da democracia, contra o fascismo e o governo de Jair Bolsonaro. Os atos vêm ocorrendo na rua dos Andradas, perto da rua General Bento Martins, onde está sediado o Comando Militar do Sul, que se tornou um centro de peregrinação para apoiadores de Bolsonaro que defendem um golpe militar no país.

A Brigada Militar cercou a área em torno do Comando Militar do Sul desde o início da tarde, com grades e dezenas de homens a pé e a cavalo, que controlaram o acesso à região. Só podiam seguir em direção ao prédio do Comando Militar apoiadores do presidente Jair Bolsonaro que iriam participar de um ato ou moradores daquela quadra. Os manifestantes antifascistas foram bloqueados por uma barreira e ficaram mais de uma quadra distante dos boslonaristas.

Participaram do ato antifascistas integrantes de coletivos sociais e políticos, de torcidas organizadas do Grêmio e do Internacional, estudantes e também pessoas sem vínculo com nenhuma organização. Sem vínculo com nenhum partido ou organização específica, os atos antifascistas no centro de Porto Alegre vêm ganhando crescente visibilidade. Os manifestantes reconhecem que a situação imposta pela pandemia do novo coronavírus representa um problema para realizar manifestações de rua, mas entendem que não podem mais deixar apoiadores de Bolsonaro pregar abertamente contra a democracia sem nenhuma oposição visível nas ruas. Os participantes do ato deste domingo usaram máscaras e procuraram manter uma distância mínima entre si durante a manifestação, que transcorreu sem nenhum incidente.

Apoiadores de Bolsonaro também estiveram reunidos. Foto: Luiza Castro/Sul21

No ato de hoje, os manifestantes se concentraram na Casa de Cultura Mário Quintana, mas tiveram que permanecer no limite imposto pelas grades de bloqueio da Brigada Militar. Com faixas, cartazes e entoando cânticos antifascistas, defenderam o afastamento de Jair Bolsonaro da presidência da República. A poucos metros dali, algumas dezenas de pessoas, vestindo verde-amarelo faziam sua manifestação de apoio à intervenção militar, contra o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, além de outras pautas pregadas por Bolsonaro. Carregavam faixas com dizeres como “Intervenção militar já, com Bolsonaro no poder” e “Intervenção militar com Bolsonaro”.

A manifestação pró-Bolsonaro durou cerca de duas horas e seus participantes foram embora da frente do prédio do Comando Militar do Sul por volta das 16 horas. O ato antifascista decidiu então concluir sua manifestação com uma caminhada que atravessou algumas ruas do Centro Histórico de Porto Alegre e se dirigiu até a Praça do Tambor, perto da Usina do Gasômetro. Ali, realizaram uma concentração final e prometeram: no próximo domingo vai ser maior.

Galeria de fotos

Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora