O governo de Jair Bolsonaro vai gastar R$ 4,8 milhões para produzir uma campanha pelo fim do isolamento horizontal durante a epidemia do coronavírus e a favor do isolamento vertical. Com isso, governo pretende deixar em confinamento apenas pessoas que estão enquadradas no grupo de risco do coronavírus, como idosos.
De acordo com a coluna de Guilherme Amado, na revista Época, a campanha foi classificada com emergencial e, por esta razão, realizada sem licitação. O conteúdo está sendo produzido pela agência iComunicação.
Ainda de acordo com a coluna, quem “bateu o martelo” da contratação da campanha foi o filho do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), no lugar do secretário de Comunicação do governo, Fabio Wajngarten, que está com coronavírus.
O governo deverá colocar a campanha no ar já neste sábado (28). Trata-se de um vídeo que, mesmo ainda não finalizado, já foi distribuído entre bolsonaristas nas redes sociais e no WhatsApp.
Na mensagem, a Secretaria de Comunicação argumenta que a maior parte das mortes causadas pelo coronavírus são de idosos, ignorando o fato de que os mais jovens podem, muitas vezes, não apresentarem sintomas, e por isso o isolamento é recomendado para todos, e não somente para os grupos de risco.