Últimas Notícias>Política
|
17 de fevereiro de 2020
|
18:42

UP lança ex-organizadora da Lanceiros Negros e da Mirabal como pré-candidata à Prefeitura

Por
Luís Gomes
[email protected]
UP lança ex-organizadora da Lanceiros Negros e da Mirabal como pré-candidata à Prefeitura
UP lança ex-organizadora da Lanceiros Negros e da Mirabal como pré-candidata à Prefeitura
Priscila Voigt em mobilização em defesa da Ocupação Lanceiros Negros em 2017. Foto de arquivo| Foto: Guilherme Santos/Sul21

Da Redação

O Diretório Estadual da Unidade Popular pelo Socialismo (UP), partido que teve a criação homologada em 2019, escolheu neste domingo (16) Priscila Voigt como pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre para as eleições de outubro. O nome foi encaminhado para aprovação do Diretório Nacional do partido.

Priscila é nutricionista, presidenta estadual da Unidade Popular e coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB). Ela participou da organização Ocupação Lanceiros Negros, que ocupou o prédio abandonado pelo governo estadual na esquina das ruas Andrade Neves e General entre 2015 e 2017 — hoje novamente abandonado –, e da Ocupação Mulheres Mirabal, que se tornou um centro de referência que acolhe e abriga mulheres vítimas de violência de gênero.

De acordo com a UP, o partido terá como propostas para as eleições a destinação de imóveis ociosos para fins de moradia popular, acabar com cobrança de IPTU para famílias pobres, implementação de tarifas sociais de água e luz para garantir acesso universal ao abastecimento de água, coleta de esgoto e luz elétrica nos bairros populares. “Precisamos cobrar dos sonegadores de impostos, taxar as grandes fortunas e não tirar do trabalhador como historicamente tem sido feito”, disse Priscila na plenária do partido realizada no domingo.

A UP também deverá ter como pautas importantes a consolidação de políticas de combate à violência contra as mulheres e a efetivação de políticas de educação infantil que visem o desenvolvimento das crianças e possibilitem a inserção das mulheres no mercado de trabalho. O programa oficial do partido será elaborado a partir de plenárias a serem realizadas no Estado.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora