Últimas Notícias>Política
|
6 de fevereiro de 2020
|
22:35

PSOL denuncia governo Bolsonaro à ONU por deixar de investir no combate à violência contra as mulheres

Por
Sul 21
[email protected]
PSOL denuncia governo Bolsonaro à ONU por deixar de investir no combate à violência contra as mulheres
PSOL denuncia governo Bolsonaro à ONU por deixar de investir no combate à violência contra as mulheres
Foto: Agência Brasil/Arquivo

Da Redação

A bancada do PSOL na Câmara Federal denunciou à Relatoria Especial da ONU Sobre Violência Contra as Mulheres a redução drástica nos investimentos do governo federal no combate à violência contra as mulheres no Brasil. No documento, os parlamentares também solicitam uma visita especial da relatora para o tema, Dubravka Simonovic, para que sejam observados diretamente os impactos do esvaziamento orçamentário no aumento do problema no país.

O governo Jair Bolsonaro não destinou nenhum recurso para a política de Igualdade e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres em 2020, como o Ligue 180. A Casa da Mulher Brasileira, por sua vez, recebeu orçamento irrisório. Após a veiculação sobre a redução de verbas para programas, na quarta-feira (05), o presidente chegou a afirmar que as políticas públicas para o enfrentamento da violência contra as mulheres não precisam de dinheiro, apenas de postura individual.

Antes disso, em janeiro, relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) já apontava falta de transparência, inoperância e enorme redução da dotação orçamentária das políticas de gênero no Brasil.

Para Fernanda Melchionna, líder no partido na Câmara, é urgente uma denúncia internacional: “Estamos enfrentando um verdadeiro desmonte promovido pelo Governo Bolsonaro das políticas voltadas para as mulheres, mesmo diante dos dados alarmantes e crescentes da violência. Foram reduções profundas, de mais de 80%. No caso do disque 180, um instrumento importante de denúncia e encaminhamento, o orçamento foi zero. Por isso estamos recorrendo a ONU. Temos um presidente machista, inimigo das lutas das mulheres , que vocaliza as vozes do ódio e potencializa a violência na sociedade”.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora