Últimas Notícias>Política
|
18 de fevereiro de 2020
|
13:14

Governadores de 20 estados assinam carta respondendo a ataques de Bolsonaro

Por
Luís Gomes
[email protected]
Governadores de 20 estados assinam carta respondendo a ataques de Bolsonaro
Governadores de 20 estados assinam carta respondendo a ataques de Bolsonaro
Foto: Reprodução

Da Redação*

Vinte governadores assinam uma carta “em defesa do pacto federativo” divulgada nesta segunda-feira (17) que critica declarações feitas no último final de semana pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a morte do miliciano Adriano da Nóbrega, que aconteceu na Bahia, e as manifestações de cobrança que ele tem feito para que os chefes de executivos estaduais reduzam impostos sobre combustíveis.

A carta, divulgada pelo Fórum dos Governadores, começou a ser escrita no final de semana, após o presidente ter acusado a “PM da Bahia do PT” de uma “provável execução” de Adriano, miliciano morto em operação policial dia 9 deste mês. A iniciativa da nota partiu de Wilson Witzel (RJ) e foi endossada por João Dória (SP). Os dois são adversários políticos do presidente. Em seguida, outros governadores também endossaram a proposta.

Assinam a nota os governadores de vinte estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Maranhão, Acre, Amapá, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

Não assinaram o texto Antônio Denarium (Roraima, PSL), Carlos Moisés (Santa Catarina, PSL), Marcos Rocha (Rondônia, PSL), Mauro Carlesse (Tocantins, DEM), Mauro Mendes (Mato Grosso, DEM), Ratinho Júnior (Paraná, PSD) e Ronaldo Caiado (Goiás, DEM).

Confira a íntegra da carta:

Recentes declarações do presidente da República Jair Bolsonaro confrontando governadores, ora envolvendo a necessidade de reforma tributária, sem expressamente abordar o tema, mas apenas desafiando governadores a reduzir impostos vitais para a sobrevivência dos Estados, ora se antecipando a investigações policiais para atribuir fatos graves à conduta das polícias e de seus governadores, não contribuem para a evolução da democracia no Brasil.

É preciso observar os limites institucionais com a responsabilidade que nossos mandatos exigem. Equilibro, sensatez e diálogo para entendimentos na pauta de interesse do povo é o que a sociedade espera de nós.

Trabalhando unidos conseguiremos contribuir para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros, pela redução da desigualdade social e a busca pela prosperidade econômica. Juntos podemos atuar pelo bem do Brasil e dos brasileiros.

Nesse sentido, convidamos o Senhor Presidente da República para o próximo Fórum Nacional de Governadores, a ser realizado em 14 de abril do ano em curso.

Brasília, 17 de fevereiro de 2020.

*Com informações da Fórum


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora