Últimas Notícias>Política
|
19 de fevereiro de 2020
|
20:04

Cpers busca apoio de deputados para reversão de corte do ponto

Por
Luís Gomes
[email protected]
Cpers busca apoio de deputados para reversão de corte do ponto
Cpers busca apoio de deputados para reversão de corte do ponto
Direção do Cpers se reuniu com deputados na Assembleia Legislativa | Foto: Divulgação

Da Redação

O Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) tem buscado apoio junto aos deputados estaduais para reverter o corte do ponto de educadores que aderiram à greve do magistério, realizada entre novembro de 2019 e janeiro de 2020. Nesta terça-feira (18), a presidente do sindicato, Helenir Aguiar Schürer, e a secretária-geral, Candida Rossetto, visitaram os gabinetes de diversos deputados na Assembleia Legislativa.

Mais de 27 mil servidores da Secretaria da Educação tiveram descontos salariais em razão dos 58 dias de paralisação, mesmo com a recuperação dos dias letivos e a conclusão do ano escolar de 2019. Diante do que o Cpers diz ser a intransigência do governador Eduardo Leite (PSDB), o sindicato quer articular uma frente pluripartidária de apoio. O corte no ponto está sendo questionado na Justiça.

“O corte é uma medida meramente punitiva, que desconsidera a situação de miséria imposta pelo próprio Estado a quem trabalha no chão da escola”, diz Helenir. “O objetivo do governo é um só: usar os educadores de exemplo para sufocar a resistência e a luta coletiva”.

Além de construir as condições políticas para pressionar o governo a rever o corte, a articulação pretende pautar, ainda, o debate sobre a valorização salarial dos funcionários de escola, segmento que foi excluído das emendas à Reforma Administrativa que garantiram reajuste a professores a partir de 2021.

Outro ponto que o Sindicato tenciona discutir é o abono para participação de atividades sindicais, direito retirado pelo pacote do governo e sem qualquer repercussão financeira para o Estado. O CPERS entende que a alteração se constitui em mero ataque à organização sindical.

Após conversar com deputados e assessorias do MDB, PDT, Podemos, PP, PSB, PSDB, PSOL e PT, Helenir e Candida protocolaram ofícios solicitando a realização de duas audiências públicas à Comissão de Educação, presidida por Sofia Cavedon (PT).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora