Últimas Notícias>Política
|
21 de janeiro de 2020
|
15:36

Procurador pró Moro denuncia Glenn Greenwald por associação criminosa no caso dos hackers

Por
Sul 21
[email protected]
Procurador pró Moro denuncia Glenn Greenwald por associação criminosa no caso dos hackers
Procurador pró Moro denuncia Glenn Greenwald por associação criminosa no caso dos hackers
Glenn Greenwald  | Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Revista Fórum

O procurador Wellington Oliveira, do Ministério Público Federal, denunciou o jornalista Glenn Greenwald, editor do site The Intercept, na Operação Spoofing por 176 invasões de dispositivo informático e associação criminosa.

Segundo o MPF, o jornalista auxiliou e orientou hackers durante o período das invasões. As informações são do Twitter do portal Jota.

Wellington Oliveira é o mesmo procurador que denunciou, no dia 19 de dezembro, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, sob a acusação de ter caluniado o ministro da Justiça, Sergio Moro.

Em julho, Santa Cruz disse, em entrevista à colunista do jornal Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, que o ministro “banca o chefe da quadrilha ao dizer que sabe das conversas de autoridades que não são investigadas”.

Oliveira denunciou o advogado por calúnia e pediu seu afastamento cautelar das funções no Conselho Federal da entidade.

“Felipe de Santa Cruz Oliveira, atual presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, caluniou, de forma livre e consciente, o ministro da Justiça, Sergio Moro, ao imputar-lhe conduta criminosa quando afirmou que este ‘usa o cargo, aniquila a independência da Polícia Federal e ainda banca o chefe da quadrilha ao dizer que sabe das conversas de autoridades que não são investigadas’”, diz a denúncia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora