Últimas Notícias > Política > Areazero
|
5 de janeiro de 2020
|
13:46

Moro e Lula são os políticos com maior credibilidade entre os brasileiros, diz Datafolha

Por
Sul 21
[email protected]
Moro e Lula são os políticos com maior credibilidade entre os brasileiros, diz Datafolha
Moro e Lula são os políticos com maior credibilidade entre os brasileiros, diz Datafolha
Lula e Sergio Moro (Montagem a partir de fotos de Ricardo Stuckert-IL e José Cruz-ABr)

Revista Forum

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (5) aponta que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o ex-presidente Lula são os políticos em quem os brasileiros mais confiam. Segundo o levantamento, ambos têm mais credibilidade que o presidente Jair Bolsonaro.

Os pesquisadores pediram para que os entrevistados dissessem qual o nível de confiança que eles têm em 12 diferentes figuras políticas com uma escala de 1 a 10, sendo aqueles que atingem até 5 pontos considerados de baixa confiança, de 6 a 8 de média confiança e, de 9 a 10, de alta confiança.

Moro e Lula lideram entre aqueles que têm a maior credibilidade: 33% e 30% de alta confiança, respectivamente – um empate dentro da margem de erro. O ex-juiz federal lidera a lista, no entanto, por ter um nível de desconfiança menor que o do ex-presidente. 23% consideram que têm confiança média no ministro e 42% apontaram baixa confiança. Já no caso do petista, a confiança média ficou em 16% e a baixa confiança atingiu 53%.

O ex-juiz federal e o ex-presidente também são aqueles que mais aumentaram sua credibilidade entre os brasileiros nos últimos anos. A confiança em Lula, que estava em queda, voltou a subir: foi de 20% de alta confiabilidade em fevereiro de 2016 para 30% agora. Já a de Moro foi de 14% para 33%.

Tanto o ministro como o líder do PT mostraram que têm mais confiança entre a população do que o próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. A pesquisa mostra que o capitão da reserva tem 22% de alta confiança e está empatado tecnicamente com Luciano Huck (21%). Tanto o mandatário quanto o apresentador de televisão registram 22% de média confiança e 55% de baixa.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, aparece com mais credibilidade que o ex-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). Enquanto o militar tem 12% de confiança alta, 21% de média e 62% de baixa, o pedetista tem 11% de alta, 22% de média e 64% de baixa.

A pesquisa mediu ainda a confiança que os brasileiros têm em Fernando Henrique Cardoso (10% alta, 21% média e 67% baixa), em Marina Silva (9% alta, 23% média e 65% baixa), em João Doria (7% alta, 20% média e 69% baixa), em Rodrigo Maia (7% alta, 18% média e 70% baixa), em Manuela D’Ávila (7% alta, 17% média e 70% baixa) e em Davi Alcolumbre (3% alta, 14% média e 73% baixa).

Confira a pesquisa completa aqui.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora