Últimas Notícias>Política
|
24 de janeiro de 2020
|
19:13

Ex-reitor da Mackenzie, evangélico e criacionista é o novo presidente da Capes

Por
Sul 21
[email protected]
Ex-reitor da Mackenzie, evangélico e criacionista é o novo presidente da Capes
Ex-reitor da Mackenzie, evangélico e criacionista é o novo presidente da Capes
Benedito Guimarães Aguiar Neto. Foto: Mackenzie

Da Redação

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24) a nomeação do novo presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao Ministério da Educação. Trata-se do professor Benedito Guimarães Aguiar Neto, até então reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Assim como Anderson Ribeiro Correia, que deixa o cargo para ser reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Aguiar Neto é evangélico. Além disso, o ex-reitor da Mackenzie é conhecido pela defesa do criacionismo, contrapondo-se à teoria da evolução.

No ano passado, Aguiar Neto chegou a promover na Mackenzie um congresso sobre “design inteligente”, outro nome para criacionismo. O consenso científico, no entanto, não considera o criacionismo uma ciência. O Reino Unido, por exemplo, proibiu seu ensino em escolas e universidades públicas. Aguiar Neto, no entanto, já defendeu publicamente seu ensino desde a educação básica.

Benedito Guimarães Aguiar Neto é graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor na área pela Technische Universität Berlin, na Alemanha, e pós-doutorado pela University of Washington, nos Estados Unidos.

A Capes, que atua na formação de professores da educação básica e promove cooperação científica internacional por meio de concessão de bolsas e fomentos à pesquisa, de avaliação e acesso, e divulgação da produção científica, passou por contingenciamentos no último ano que colocaram em alerta pesquisadores de todo o país e promoveram uma série de mobilizações contra o governo Jair Bolsonaro.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora