Últimas Notícias > Política > Areazero
|
18 de dezembro de 2019
|
16:05

Reunião de líderes encaminha votação da reforma da Previdência do RS nesta quarta (18)

Por
Luís Gomes
[email protected]
Reunião de líderes encaminha votação da reforma da Previdência do RS nesta quarta (18)
Reunião de líderes encaminha votação da reforma da Previdência do RS nesta quarta (18)
Reunião de líderes definiu ordem do dia da sessão plenária de hoje | Foto: Celso Bender

Da Redação

A reunião de líderes de bancadas da Assembleia Legislativa, realizada no final da manhã desta quarta-feira (18), definiu que os deputados estaduais deverão realizar sessões de votação nesta tarde e na manhã de quinta-feira (19). Os parlamentares irão votar apenas um projeto do pacote de reforma administrativa, o PLC 503, que teve a votação suspensa na terça-feira (17) por uma liminar do Tribunal de Justiça (TJ-RS), derrubada hoje pela manhã pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia mais:
Dias Toffoli derruba liminar que suspendia votação da reforma da Previdência no RS
Leite diz que decisão judicial foi ‘ilegal’ e que espera votar reforma da Previdência ainda em 2019
Justiça suspende votação de projeto que altera previdência de servidores civis
Governo Leite ‘paga mico’ e não consegue votar nenhum projeto nesta terça (17)
Servidores voltam a tomar Praça da Matriz contra pacote de Leite

O PLC 503 promova alterações nas regras e nas alíquotas previdenciárias cobradas de servidores ativos e inativos. Pelo projeto original, o governo estabelecia novas faixas de alíquotas a serem cobradas de servidores da ativa, entre 14% e 18%, e passaria a cobrar 14% de aposentados que recebem menos do que o teto do INSS. Um acordo firmado nesta semana entre o governador Eduardo Leite (PSDB) e parlamentares da base aliada definiu que servidores que recebem até três salários mínimos terão a alíquota reduzida para percentuais entre 7,5% a 9%. A emenda seria apresentada oficialmente na sessão de terça, que não ocorreu.

Na reunião de líderes, ficou acordado que, após a votação do PLC 503, os deputados irão votar a retirada de outros seis projetos do pacote que trancam a pauta de votações e que devem ser votados apenas em janeiro. Estes projetos incluem a reformulação no plano de carreira do magistério, a Previdência dos servidores militares, a extinção de vantanges temporais para os servidores públicos, entre outras matérias.

Confirmada a retirada da urgência, a orientação do líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), é que os parlamentares votem sete matérias do Executivo que tratam de doações de imóveis a municípios, transferência de titularidade de segmentos de rodovias do DAER para municípios e prorrogação de contratos emergenciais. Outros 23 projetos de parlamentares também estão aptos para serem votados.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora