Últimas Notícias>Política
|
9 de dezembro de 2019
|
23:34

Em sua cruzada contra o cinema nacional, Ancine veta exibição de filme brasileiro inscrito no Oscar

Por
Sul 21
[email protected]
Em sua cruzada contra o cinema nacional, Ancine veta exibição de filme brasileiro inscrito no Oscar
Em sua cruzada contra o cinema nacional, Ancine veta exibição de filme brasileiro inscrito no Oscar
Foto: Divulgação

Da Revista Fórum

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) cancelou uma exibição do filme “A Vida Invisível”, do diretor Karim Aïnouz, prevista para a próxima quarta-feira (12). A atividade seria parte de um programa de capacitação de servidores e contaria também com um debate.

Com a desculpa que o projetor da sala de exibição estaria quebrado, a Secretaria de Gestão Interna, chefiada por Cesar Brasil Gomes Dias, interveio no evento e cancelou a atividade. O funcionário responsável pela manutenção negou a existência de qualquer problema técnico ao ser questionado por servidores.

Segundo Edoardo Ghirotto, da Veja, o filme seria exibido como parte do processo de capacitação dos servidores. Mensalmente, um filme nacional é escolhido e os funcionários assistem e debatem. Produtores da película também seriam convidados.

“A Vida Invisível” é a produção brasileira inscrita para a disputa do Oscar de 2020 na categoria de melhor filme estrangeiro. Um dos motivos para a retaliação pode ser a participação da atriz Fernanda Montenegro, hostilizada pelo atual secretário de Cultura, Roberto Alvim.

Pôsteres censurados 

Na última semana, a Ancine retirou quadros dos filmes brasileiros em cartaz, que estavam desde 2002 expostos nos corredores e nas salas da agência, localizada no centro do Rio de Janeiro.

A decisão gerou suspeitas de retaliação a cineastas que têm assumido posições contrárias ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Ele por sua vez, afirmou há alguns meses, em transmissão pelo Facebook, que pretende transferir a Ancine para Brasília, para conseguir um controle maior sobre o órgão. Sua declaração provocou a formação de um grupo e a criação de um abaixo-assinado para impedir a mudança.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora