Últimas Notícias > Política > Areazero
|
8 de dezembro de 2019
|
15:16

Datafolha: Otimismo dos mais ricos com economia faz reprovação a Bolsonaro estancar

Por
Sul 21
[email protected]
Bolsonaro e seu guru econômico, Paulo Guedes. Foto: Alan Santos/PR

Da Revista Fórum

De acordo com pesquisa Datafolha, publicada neste domingo (8), a taxa de aprovação à administração de Jair Bolsonaro oscilou de 29% para 30% na primeira semana de dezembro, dentro da margem de erro.

A taxa de reprovação ao governo, que tinha crescido de 30% para 38% nos primeiros oito meses depois da posse de Bolsonaro, agora oscilou negativamente para 36%, variação que também está dentro da margem de erro do instituto.

O Datafolha captou sinais de que parte da população voltou a observar com otimismo a situação econômica. Segundo o Datafolha, 43% acham que ela vai melhorar nos próximos meses. Em agosto, 40% pensavam assim.

De acordo com o levantamento, o otimismo com a economia é maior entre os mais ricos do que nas camadas mais pobres da população, assim como os índices de popularidade do governo Bolsonaro.

As duas únicas áreas do governo cuja avaliação melhorou de forma significativa desde agosto, fora da margem de erro da pesquisa, estão ligadas ao desempenho da economia.

A taxa de desemprego vem diminuindo, com a criação de novos postos de trabalho, mas nas regiões mais pobres do país mais da metade dos empregados ocupa vagas informais, sem carteira assinada.

Bolsonaro, no entanto, ainda é visto com ceticismo por boa parte da população do país.

Segundo a pesquisa, 43% acham que seu governo será ótimo ou bom daqui para frente, mas 32% acham que ele será ruim ou péssimo e 22% preveem que seu desempenho será apenas regular nos próximos anos.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora