Últimas Notícias>Política
|
29 de dezembro de 2019
|
10:12

Datafolha: Assim como Bolsonaro, STF tem alto índice de reprovação

Por
Sul 21
[email protected]
Datafolha: Assim como Bolsonaro, STF tem alto índice de reprovação
Datafolha: Assim como Bolsonaro, STF tem alto índice de reprovação

Da Revista Fórum

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (29) revela que o Supremo Tribunal Federal (STF) termina 2019 com reprovação semelhante a do presidente Jair Bolsonaro. Para 39% dos brasileiros, atuação do Supremo é ruim ou péssima, enquanto Bolsonaro sustenta 36% de reprovação.

Dessa forma, quatro em cada dez pessoas avaliam a atuação do STF como ruim ou péssima. A opinião negativa apenas perde para a do Congresso, que acumula 45% de reprovação.

A quantidade de pessoas que reprovam o Supremo, no entanto, é o dobro da dos que aprovam. Apenas 19% dos brasileiros avaliando pensam o trabalho do STF como ótimo ou bom. Para 38%, o tribunal é regular, e 4% não opinaram.

O STF esteve no centro das atenções em diversas ocasiões ao longo do ano. Em julho, por exemplo, uma decisão de Dias Toffoli paralisou por quatro meses a investigação sobre o filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro. Ele e seus ex-assessores estão envolvidos em um esquema de corrupção que desviava parte dos salários dos servidores de seu antigo gabinete na Assembleia do Rio (Alerj).

O Datafolha também revelou que as taxas de reprovação do STF são maiores entre os que também reprovam o desempenho de Bolsonaro –  ou seja, 49% dos brasileiros –  e entre os que dizem nunca confiar nas declarações do presidente (47%).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora