Últimas Notícias > Política > Areazero
|
25 de novembro de 2019
|
18:51

Servidores públicos realizam nesta terça (26) segundo ato unificado contra pacote do governo Leite

Por
Sul 21
[email protected]
Servidores públicos realizam nesta terça (26) segundo ato unificado contra pacote do governo Leite
Servidores públicos realizam nesta terça (26) segundo ato unificado contra pacote do governo Leite
Primeiro ato unificado dos servidores. Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

Servidores públicos estaduais convocam para esta terça-feira (26) nova mobilização conjunta contra os governos municipal, federal e, especialmente, estadual. Diversas categorias prometem se somar ao magistério e lotar a Praça da Matriz a partir das 16h. Os professores, em greve desde o dia 14 de novembro, realizam assembleia mais cedo, às 13h30, também na Matriz.

Outros servidores estaduais realizam assembleia pela manhã para deliberar sobre as medidas a serem adotadas contra o governo de Eduardo Leite (PSDB). O Sintergs, sindicato que representa servidores de nível superior, já anuncia paralisação a partir desta terça (26), conforme definido em assembleia no dia 14.

Sindicaixa, Sindsepe-RS, Afagro, Seasop e Assagra também estarão na assembleia que acontece às 10h no Hotel Everest, no centro da Capital.

Além dos atrasos e parcelamento de salários, os servidores se mobilizam contra a falta de reposição salarial que já se alonga por cinco anos e contra o pacote de medidas encaminhado por Eduardo Leite à Assembleia Legislativa, que trata da reestruturação da Previdência e das carreiras do funcionalismo público. São oito projetos, sendo uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), um Projeto de Lei (PL) e seis projetos de lei complementar (PLC). Todos os projetos foram protocolados em regime de urgência, exceto a PEC, que tem tramitação diferenciada e exige votação em dois turnos. O regime de urgência exige a tramitação e votação em plenário em prazo de 30 dias após a realização do protocolo. Como as sessões plenárias ocorrem apenas nas terças, quartas e quintas-feiras, a data prevista para votação destas matérias seria a partir de 17 de dezembro. Já a PEC tem prazo mínimo de 45 dias para votação, e deve ser apreciada apenas no início de 2020.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora