Últimas Notícias > Política > Areazero
|
12 de novembro de 2019
|
23:04

Servidores municipais, estaduais e federais fazem ato unificado contra o desmonte do serviço público na 5ª

Por
Luís Gomes
[email protected]
Ato realizado em 15 de outubro já reunir diversas entidades do funcionalismo público. Expectativa é de que mobilização do dia 14 seja maior  | Foto: Luiza Castro/Sul21

Da Redação

Existe a expectativa de que o governador Eduardo Leite (PSDB) protocole oficialmente nesta quarta-feira (13) uma série de projetos que preveem mudanças nas carreiras e na Previdência dos servidores públicos estaduais. Para o dia seguinte, a quinta-feira (14), está previsto uma grande mobilização de sindicatos representativos do funcionalismo contra o que eles chamam de “pacote de desmonte” e contra a precarização do serviço público em geral, o que deve contar com o apoio de entidades representativas de trabalhadores municipais e federais. A previsão é de que assembleias das categorias sejam realizadas pela manhã e uma mobilização conjunta aconteça a partir das 13h30, no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre.

A mobilização está sendo convocada pelo Movimento Unificado dos Servidores do Rio Grande do Sul (MUS-RS) e pela Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado (Fessergs). Mais de 20 entidades e centrais sindicais também confirmaram presença. A intenção é de que o dia 14 marque a inauguração de uma nova fase de lutas contra os ataques aos servidores e o desmonte dos serviços públicos.

A data será um dia de paralisação total da rede estadual de educação, conforme aprovado por assembleia e pelo Conselho Geral do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers). Da mesma forma, o sindicato que representa os agentes da Polícia Civil (Ugeirm), que inicia uma paralisação de dois dias nesta quarta, orienta a categoria para que não haja circulação de viaturas. As instituições federais de ensino de Porto Alegre — UFRGS, UFCSPA e IFRS — também deverão ter atividades administrativas paralisadas, bem como diversas outras categorias.

Já confirmaram participação nas mobilizações do dia 14 as seguinte entidades: Adufrgs, Afagro, Afocefe, Assufrgs, Ceape, Cpers, CTB-RS, CUT-RS, Intersindical, Fetrafi, Semapi, Senergisul, Simpa, Simpe-RS, Sinasefe, Sindiágua, Sindicaixa, Sindispge-RS, Sindjus-RS, Sindpers, Sindsepe-RS, Sindiserf-RS, Sinpro-RS, Sintergs, Sintrajufe-RS e Ugeirm.

Confira a relação de assembleias sindicais confirmadas para o dia 14:

Sindicaixa, Sindsepe, Sintergs, Afagro – assembleia unitária, às 10h, no Salão da Igreja Pompéia

UFRGS, UFCSPA e IFRS (Assufrgs Sindicato) – 10h no Auditório da Economia / UFRGS

SIMPE e APROJUS – 9h30 no Hotel Embaixador

SINDJUS – assembleia pela manhã (local e horário ainda a confirmar)

SINDISERF – assembleia às 9h (local ainda a confirmar)

CPERS – 9h30 na Praça da Matriz

AFOCEFE – 10h no auditório do sindicato

SINDPERS – 11h no Glênio Peres


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora